quinta-feira, 19 de novembro de 2009

URNA DE DOM BOSCO - ORIENTAÇÕES PARA AS COMUNIDADES



URNA DE DOM BOSCO - ORIENTAÇÕES PARA AS COMUNIDADES






N. B. Escrevo estas orientações pensando, sobretudo, nas paróquias. Praticamente só as paróquias estarão em atividade na ocasião em que a Urna de Dom Bosco vai estar entre nós.



1.O Ambiente



1.A Urna deve ser colocada num espaço onde as pessoas possam passar em filas à esquerda e à direita dela para tocá-la. Dependendo do numero de pessoas pode-se fazer uma pequena parada junto à urna. Para o toque é aconselhável que se faça as filas, mesmo que não haja um público muito numeroso.

2.A urna pode ser colocada diante do altar-mor, mas nunca pode encobri-lo. O Altar é mais importante que a urna.



3.A ornamentação deve ser simples, e colocada de modo a não dificultar a circulação das pessoas junto à urna. Deve-se ter todo o cuidado para que nada no ambiente provoque a aparência de velório. A Urna não tem iluminação própria. Deve ser colocada num espaço bem iluminado.



2.Horários de Chegada da Urna




1.É possível fazer pequenas modificações nos horários de chegada a cada casa ou paróquia, para coincidir, mais ou menos, com os horários em que o povo se reúne para a missa ou alguma atividade. Mas quem está na estrada não pode garantir pontualidade. Lembramos que estaremos no horário de verão.

2.Onde Foi possível e conveniente colocamos o horário de chegada um pouco mais tarde para que pessoas que estivessem trabalhando pudessem participar.

3.Planejamos a chegada da Urna nas diversas Presenças Salesianas de modo que ela não chegue e seja guardada imediatamente. (24 e 25 de dezembro; 31/12 e 1º de Janeiro. Se for preciso a Urna poderá ficar guardada no próprio caminhão, desde que este esteja em lugar seguro.



3.Providências a Serem Tomadas




1.Organizar um grupo de quatro homens para transportar a urna na chegada e na saída. A Urna não sobe escadas, mas se o caminhão tiver acesso à escada ele a coloca em certa altura, o que pode facilitar. Ao sair do caminhão a Urna é colocada num carrinho de quatro rodas que a acompanha.

2.É preciso que a recepção da Urna seja bem solene. Deve ser bonita também a despedida.

3.Formar comissões para ficar em vigília ou prestando serviços a cada hora, durante o tempo que a urna estiver exposta. Sugerimos que seja de 6:00h às 22:00 horas, mas isto não depende só de nós.

4.Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro a Urna ficará em repouso. O mesmo acontece no dia 1º de janeiro.

4.Preparar subsídios para a recepção da Urna para a sua despedida e para as vigílias. É preciso que cada comissão ensaie cantos de Dom Bosco.

ATENÇÃO! Preparamos alguns subsídios para a recepção a despedida e a celebração diante da urna que poderão ser utilizados com as devidas adequações a cada situação. Preparamos também duas palestras sobre a vida de Dom Bosco. É preciso motivar as pessoas ajudando-as a perceber que a visita de Dom Bosco (não da Urna) é um grande momento de graça para todos que souberem acolher Dom Bosco com fé e com o coração bem preparado.

5.Sempre que possível planejar a celebração de uma eucaristia, possivelmente com a presença do Bispo ou de um representante seu.

6.A Urna não pode ficar sozinha nenhum momento. É preciso manter um vigia por perto dela durante a noite.




4.Hospedagens e Outras Despesas



1.Preparar hospedagem para três motoristas mais um dois salesianos da Inspetoria e um técnico de filmagem. (Celinho). Sempre que possível todos devem ser hospedados e alimentados na casa salesiana.

2.Quando for preciso abastecer os caminhões, a casa de onde parte a Urna paga o combustível para a viagem. Paga também as refeições dos três motoristas e demais pessoas, (geralmente três) que estão a serviço da Peregrinação da Urna.



5.Materiais a serem distribuídos




1.Estamos aguardando medalhas e estatuetas que foram solicitadas às Missioni Dom Bosco. São medalhas para os salesianos e para os dirigentes de grupos da Família Salesiana. As estatuetas serão dadas aos Bispos e aos prefeitos que se fizerem presentes em momentos importantes da presença da Urna em alguma casa.

2.Estamos aguardando também material produzido pela CISBRASIL. Esperamos receber também, em tempo hábil, material de divulgação, principalmente cartazes. É possível também que tenhamos camisetas, bonés e chaveiros. Ser estes materiais chegarem a tempo comunicaremos aos interessados a forma de adquiri-los. As medalhas e estatuetas serão gratuitas, mas em quantidade limitada.



21 de agosto de 2009



P. Jairo de Matos Fonseca –
 Responsável pela Peregrinação da Urna na ISJB.



Nenhum comentário: