quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Relíquias de Dom Bosco iniciam peregrinação no estado de São Paulo

Relíquias de Dom Bosco iniciam peregrinação no estado de São Paulo






As relíquias de Dom Bosco chegarão ao Estado de São Paulo no próximo dia 2 de dezembro, percorrerão algumas cidades do Interior paulista até o dia 19 de dezembro, quando seguirão para as províncias salesianas de Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, Rio de Janeiro e Manaus.

O primeiro endereço a receber as relíquias, em São Paulo, será o Colégio Salesiano Sta. Teresinha, à Rua Dom Henrique Mourão, 201 - Santa Teresinha – Zona Norte de São Paulo, e a chegada ao colégio está prevista para as 21h30. O último endereço das relíquias em São Paulo, em 19/12, será a Paróquia D. Bosco, no Alto da Lapa, esquina da Rua Pio XI com Rua Cerro Corá.

No dia 19 de dezembro a saída das relíquias está prevista para às 14h e seu destino é o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ). * Veja ao final do texto, o roteiro completo da Peregrinação das Relíquias de Dom Bosco.


A urna traz as datas relativas ao bicentenário 1815-2015 gravadas, o escudo da congregação salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco adotou “Da mihi animas, coetera tolle” (Dai-me almas, ficai com o resto). Os pilares da urna são decorados com ladrilhos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.



Construída em alumínio, bronze e cristal, a urna mede 2,53 metros de comprimento, 1,0 metro de largura e 1,32 metro de altura. A imagem de Dom Bosco no interior da urna assemelha-se à que se encontra na urna original, conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália.



A peregrinação será realizada por 130 países onde há a presença salesiana, devendo ser concluída em Turim, no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco. Antes de chegar ao Brasil, a urna percorreu alguns países sul-americanos como o Chile, a Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, na América do Sul, e pelas inspetorias da Ásia, África, Europa e Oriente Médio.



Idealizada pelo Padre Pascual Chávez Villanueva, nono Sucessor de Dom Bosco e Reitor-Mor dos Salesianos, a peregrinação é uma tentativa de levar Dom Bosco a todas as partes onde vigora a presença salesiana. “Desejamos que a Família Salesiana inteira continue a evangelizar os jovens que o Senhor lhe confia, com esses mesmos sentimentos. Para isso, é preciso que ela reflita sobre a própria identidade. É fundamental, portanto, continuar a amar e aprofundar o conhecimento de Dom Bosco”, afirma Padre Pascual.



Dom Bosco



Conhecido como santo dos jovens, São João Bosco, Dom Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos “Becchi”,no Piemonte, Norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre. Nascido na roça foi para a cidade estudar e para se sustentar trabalhou como carpinteiro, alfaiate e ferreiro.



Em 1841 foi ordenado padre e vendo a cidade cheia de crianças que hoje denominamos “em situação de risco”, começou a reuni-las aos domingos para instruí-los. Cinco anos depois, mesmo com enormes dificuldades conseguiu abrir o seu primeiro Oratório, na periferia de Valdocco. Lá os meninos tinham alojamento, recebiam comida, estudavam ou aprendiam uma profissão. Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e em 1869 fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.



Dom Bosco é um santo considerado um patrimônio da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens. O carisma salesiano e as escolas cujo projeto educacional adota o Sistema Preventivo de D.Bosco estão presentes mesmo em países de culto não católico, como regiões da Ásia e Oriente Médio.



No Brasil

A Congregação Salesiana está presente no Brasil há 126 anos. Sua chegada é decorrente da imigração italiana, para atender aos filhos dos imigrantes que se instalavam no país. Como o carisma salesiano é totalmente voltado à educação, os imigrantes queriam garantir que a educação de seus filhos pudesse manter o mesmo padrão que tinham na Itália e assim, a cidade de Niterói (RJ) foi a primeira a instituir um colégio salesiano, àquela época, no modelo de internato. Hoje o carisma salesiano está em todo o território nacional e suas principais escolas formam a Rede Salesiana de Escolas (RSE), com mais de 100 estabelecimentos e cerca de 80 mil alunos. A Rede Salesiana de Ação Social (RESAS) é a obra social salesiana que atende mais de um milhão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no país. As obras salesianas contam com parcerias públicas e privadas e anualmente colocam no mercado de trabalho mais de 300 mil jovens que cursam o ensino profissionalizante.



Dom Bosco foi um homem visionário e grande articulador político e religioso e sempre trabalhou em prol da juventude. Chegou a profetizar o surgimento de uma grande cidade (Brasília), onde há um santuário dedicado ao santo. Sua profecia chegou a detalhes do lugar onde seria construída, inclusive com precisão de datas. Por isso, Dom Bosco é co-padroeiro de Brasília, junto com a Nossa Senhora Aparecida.



Hoje a Família Salesiana, assim chamada por Dom Bosco, está presente em diversas frentes na sociedade e conta com um número expressivo de ex-alunos proeminentes. Entre eles destacam-se políticos, grandes empresários, atores, escritores, atletas, artistas. É quase impossível elencar as personalidades que passaram pela Educação Católica nas Escolas e Obras Salesianas, sempre perseguindo a máxima do fundador em formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. [sandra@promocat.com.br]



(*) Itinerário da Visita de Dom Bosco ao Estado de São Paulo



São Paulo

4ª feira, 2 de dezembro

21h30 chegada ao Colégio Salesiano Santa Teresinha

Rua Dom Henrique Mourão, 201

Santa Teresinha



São Paulo

5ª feira, 3 de dezembro

13h saída para o Colégio de Santa Inês

13h30 chegada ao Colégio de Santa Inês

Rua Três Rios, 362

Bom Retiro



São Paulo

6ª feira, 4 de dezembro

8h saída para o Liceu Coração de Jesus

8h20 chegada ao Liceu Coração de Jesus

Largo Coração de Jesus, 140

15h40 saída para o Instituto Dom Bosco

16h chegada ao Instituto Dom Bosco

Praça Coronel Fernando Prestes, 233 Bom Retiro



São José dos Campos

Sábado, 5 de dezembro

8h saída do Instituto Dom Bosco

10h chegada a São José dos Campos

Paróquia Sagrada Família

Rua Padre Rodolfo, 28



Cruzeiro

Domingo, 6 de dezembro

08h saída de São José dos Campos

10h chegada a Cruzeiro

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Francisco Novaes, 889



Lorena

2ª feira, 7 de dezembro

08h saída de Cruzeiro

09h chegada a Lorena

Colégio São Joaquim

Rua Dom Bosco, 284

Fonte:
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=27341&op=notas&sub_vinheta=Religi%C3%A3o

Nenhum comentário: