segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Indulgência plenária aos fiéis - Urna de Bom Bosco no Brasil - Decreto papal


Fiéis podem ganhar indulgência em visita às relíquias de Dom Bosco


Salesianos

Estátua de Dom Bosco que se encontra dentro da urna peregrina.







 Por ocasião da passagem da urna com a relíquia de Dom Bosco pelas Inspetorias e Casas da Congregação Salesiana, o Papa Bento XVI instituiu indulgência plenária aos fiéis que participarem de uma função sagrada em honra ao santo ou, diante da urna, permanecerem em momentos de veneração e oração.

O pedido foi feito pelo procurador geral da Congregação, padre Francesco Maraccani, em nome do reitor-mor, padre Pascual Chávez Villanueva, como parte das preparações do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. O decreto foi promulgado pela Penitenciaria Apostólica, no dia 8 de maio de 2009, e explica as condições para que os fiéis recebam as indulgências. Ou seja, para recebê-las, os fiéis devem ter se confessado recentemente, participar da Missa e comungar e rezar pleas intenções do Papa.


Confira a íntegra do decreto:

"No dia 8 de maio de 2009, a Penitenciaria Apostólica, por mandato do Sumo Pontífice, concede de bondosamente a Indulgência plenária lucrável pelos fiéis cristãos que, com espírito penitente, cumpridas as costumadas condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo a intenção do Sumo Pontífice), no decorrer da peregrinação da urna de São João Bosco, em todos os lugares da Terra, na frente das relíquias do Santo solenemente expostas, participarem devotamente de uma função sagrada, celebrada em sua honra, ou ao menos se detiverem por um conveniente espaço de tempo em piedosas reflexões, concluindo com a Oração do Senhor, o Símbolo da Fé e a invocação da Beata Virgem Maria e de São João Bosco. Isto valerá por todo o tempo da peregrinação da Urna do Santo.
Nada havendo em contrário".


Fonte:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274460

Nenhum comentário: