quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dom Bosco em Rio do Sul emociona e mobiliza a comunidade.

Um grande dia! A presença da relíquia de Dom Bosco em Rio do Sul emociona e mobiliza a comunidade.





Esperado durante todo o ano, finalmente chegou o dia 25 de novembro, data em que recebemos a RELÍQUIA DE DOM BOSCO, o santo dos jovens em preparação ao bicentenário de seu nascimento em 2015 e os 150 anos de fundação da Congregação Salesiana.



Em Rio do Sul, o Colégio Dom Bosco, o Instituto Maria Auxiliadora e a Catedral São João Batista Iniciaram os preparativos já no primeiro semestre e inúmeras e sucessivas reuniões foram dando forma a este grandioso ato de fé, gratidão e reconhecimento. Muitos convites para autoridades, escolas, empresas, paróquias, ex-alunos e educadores. A comunidade do Alto Vale tomou conhecimento do evento, pelos jornais, rádios, tvs, news letter, banners e out door. Internamente, foi aumentando a consciência de relevância do evento e alunos e pais foram compreendendo a dimensão do que aconteceria. Um grande banner foi exposto defronte a Catedral São João Batista.




As celebrações e missas foram cuidadosamente construídas pela Pastoral escolar, alunos e educadores, contando também com a participação da ESAV.



Da programação constou:




10h – chegada da Relíquia pela Avenida Ivo Silveira, passando pelo centro da cidade em carreata até à Catedral São João Batista. Pais educadores e comunidade surpreenderam pela participação no cortejo que durou quase uma hora.



10h 30 min – próximo a catedral São João Batista deu-se uma bateria de dois minutos de fogos e anúncio oficial da chegada pelas rádios e TVs, com entrevista dos salesianos presentes no local



10h 50 min – quando da chegada da relíquia a Catedral o anúncio pelos sinos da Catedral e acolhida com a banda marcial do Colégio Dom Bosco



11h- deu-se o início da Santa Missa com Dom José Jovêncio Balestiere para os alunos do turno matutino das escolas locais e comunidade



12h30min. – As escolas salesianas de Rio do Sul, os padres e bispos se reunem no almoço de confraternização com educadores, no Centro de Eventos do Colégio Dom Bosco visando tornar ainda mais marcante este encontro com Dom Bosco, fundador e mentor do trabalho de todos os educadores.



14h30 min – Oração /Adoração - Novena do Perpétuo Socorro com a comunidade



15h30 min– Celebração com crianças da educação infantil e Fundamental Inicial



17h – Recitação do Terço com convite às ex-alunas(os)



19h – Santa Missa presidida por Dom Tito Buss para a comunidade em geral e homenagem de gratidão pelos 60 anos do Colégio Dom Bosco, aos ex-alunos, ex-educadores e ex-diretores, com a benção de medalhinhas e pins de Dom Bosco, entregues após a benção para todos os presentes.




20h30 min – Despedida com a Banda do CDB e Cortejo para acompanhar a saída da urna



No dia 20 de novembro a TVBA, exibiu para todo o Alto Vale, o filme – DOM BOSCO, UMA VIDA PELOS Jovens, visando ampliar os conhecimentos sobre a vida e obra do Santo.



Ao final de cada celebração foi entregue aos participantes uma lembrança, marcador de página com o vitrô da Catedral São João Batista em que consta Dom Bosco educando crianças para a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.



Em Rio do Sul, se experimentou um misto de curiosidade e devoção, gratidão e reconhecimento. Um ato de fé, naquele que balizou a educação de mais de 30.000 alunos no Alto Vale.


Fonte:
http://www.dombosco.g12.br/default.php?pg=conteudo&area=34&codigo=779&area2=5

Nenhum comentário: