terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ascurra - SC - Relíquias de Dom Bosco em 24 de novembro de 2009 - Inspetor da Região Sul - Pe. Orestes C. Fistarol




            Pe. Tirone, Pe. Orestes C. Fistarol e Genita M. Fistarol

                                   Beckhauser, Genita, Cecília Fornari Fistarol
                                      (Sra. Cecília é mãe de Genita e Pe. Orestes C. Fistarol)







Igreja de Ascurra - SC - Santo Ambrósio



Beckhauser e Pe. Paulo (pároco)


Beckhauser e Pe. Vitório Bona


Cantores de Ascurra - SC

Jani Cristina Prada


Pe. Vitório Bona



Coadjutor Balestieri - SDB

Celso e Pe. Vitório Bona

Carro de transporte da urna feito na
Itália (Iveco de Turim)





Assinaturas dos Presentes

Pe. Salesiano da Itália - motorista do carro Iveco,
que transporta a urna de Dom Bosco no Brasil,
com o Pe. Orestes C. Fistarol

Inspetor Orestes C. Fistarol e Tessari

Celso, Carlini e esposa.

Padres Salesianos (Paulo e Tirone) em Ascurra - SC


Família Fistarol
Genita, Verônica e a mãe Cecília.

Padre Paulo distribuindo "balas"


==============================
Urna de Dom Bosco completa o nono dia no Brasil


24/11/2009

No dia 24/11, a urna com as relíquias de Dom Bosco completou seu nono dia de peregrinação no Brasil. Encontra-se em Santa Catarina e chega a São Paulo no noite de 02/12



Na segunda-feira, 23/11, a visita da urna com as relíquias de Dom Bosco ao Colégio Salesiano de Itajaí (SC) atraiu muitos admiradores do santo. Durante o dia, o colégio esteve aberto aos visitantes, que puderam participar das celebrações e momentos de oração.

Salete, de 63 anos, veio de Florianópolis especialmente para visitar a urna e expressou sua emoção com a presença das relíquias de Dom Bosco: "É divino! Uma coisa que eu jamais pensei ver na minha vida. Já li o livro dele várias vezes e sei tudo sobre ele. A vida dele, a dedicação que teve com os jovens, é um exemplo a ser seguido. Se cada um no mundo fosse um pouquinho de Dom Bosco, um fio de cabelo que fosse seria tudo diferente!”.


A urna com as relíquias de Dom Bosco completou no dia 24/11 seu nono dia de peregrinação no Brasil. A cidade que recebeu a visita foi Ascurra, em Santa Catarina, e o local escolhido para as celebrações é o Colégio São Paulo.

A recepção das relíquias se iniciou às 9h00 no Trevo de Rodeio, onde uma carreata seguiu pelas ruas da cidade até a Paróquia Santo Ambrósio. No local, o diretor do Colégio, padre Álvaro Noriler, acolheu a urna. Durante todo dia, as comunidades puderam visitar as relíquias, participar das celebrações e conhecer mais sobre a vida do santo.

Na parte da tarde, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) conduziu uma atividade especial com encenações da vida de Dom Bosco, sua obra, pedagogia e espiritualidade. Às 19h00, a Santa Missa em honra ao santo foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Rio do Sul (SC), Dom José Jovêncio Balestieri. Às 22h00 se iniciou uma vigília de oração diante das relíquias.



Fonte parcial:
http://www.salesianos.com.br/Noticias_Poup.asp?idnot=4845
 
Fotos by
laerciobeckhauser@gmail.com
www.laerciobeckhauser.com


======================
Os salesianos estão em Ascurra desde o ano de 1916.
São um baluarte para toda população e o centro educaional de Ascurra é e foi o Colégio São Paulo, local de um antigo seminário que propagava vocacões religiosas e muitos ex-alunos se destacam na comunidade brasileira em diversas áreas da economia.

Quem são os Salesianos no Brasil e como vieram para esta terra?




Salesianos do Brasil – Profetas de um novo Brasil



A história dos Salesianos no Brasil começou em 1883, quando um grupo de religiosos vindo da Itália, encaminhados por Dom Bosco, chegaram para colocar em prática seu carisma e pedagogia – baseados na “razão, na religião e no carinho” e atender as necessidades de uma população jovem e carente. Em princípio, se dedicaram ao ensino primário e das artes. Posteriormente, ao ensino secundário.



Naquela época, a Congregação Salesiana tinha fama de ser um símbolo da renovação na área de educação e era bem vista por dedicar-se aos jovens carentes, filhos de escravos beneficiados com a Lei do Ventre Livre e jovens imigrantes italianos, que vinham tentar a sorte no Brasil, independente do regime monarquista ser contra a Igreja e esta, por sua vez, passar por uma crise institucional.



Inicialmente, os Salesianos do Brasil gozaram da “proteção” de Dom Pedro II que, mesmo com restrições quanto ao desempenho das antigas ordens religiosas de origem medieval, não criou nenhuma dificuldade em relação à presença dos salesianos no Brasil, contando, também, com o apoio explícito da princesa Isabel.



A primeira obra dos Salesianos do Brasil foi à cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Em 1892, chegaram ao Brasil as primeiras FMA – Filhas de Maria Auxiliadora, que estabeleceram a primeira obra em Guaratinguetá, São Paulo.



Foram criando escolas, paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, escolas de nível infantil ao universitário, rádios comunitárias, editora, centros audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.



Assim como organizados em outros países, os Salesianos no Brasil são administrados em regiões, pelas inspetorias.

Seis Inspetorias dos SDB – Salesianos de Dom Bosco e nove inspetorias das FMA – Filhas de Maria Auxiliadora.

Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, filho de Ascurra, SC, estudou no Seminário
salesiano desta cidade e atualmente é o Inspetor da Região Sul que compreende os três estados sulinos do Brasil:
Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Em conversa com o Pe. Orestes C, Fistarol, inspetor, , perguntei para ele:

Pe. Orestes, qual a cidade que você mora?

Ele respondeu:

"Minhas roupas ficam em Porto Alegre, RS e moro por todas as obras salesianas do Sul do Brasil, que são inúmeras.  E lamento que a minha presença é escassa na maioria das cidades."

Felicidades a todos e em especial ao Inspetor Salesiano da região sul.

Nenhum comentário: