quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ex-Alunos de Dom Bosco como projeto de vida - cidade de Shillong



Ex-Alunos de Dom Bosco como projeto de vida




Nas primeiras horas da tarde do dia 8 de novembro, o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva, participou da procissão eucarística da cidade de Shillong, percorrendo com os fiéis os três quilômetros do seu percurso.

Após a procissão, o P. Chávez reuniu-se com a Federação Nacional dos Ex-alunos de Dom Bosco, na ‘Don Bosco Technical School’, de Shillong, Casa-Mãe dos Salesianos na Índia. O Sr. Rajesh Gupta, presidente da Federação Nacional, deu as boas-vindas ao Reitor-Mor, aos delegados inspetoriais, aos representantes das inspetorias e a todos os alunos presentes.

Dirigindo-se a eles o P. Chávez recordou como há quatro tipos de ex-alunos. Mas esclareceu inicialmente que essa não é uma diferenciação de nível social nem de nível religioso; não se baseia em diferenças culturais ou educativas. Simplesmente os ex-alunos não estão no mesmo nível.



O primeiro grupo se compõe daqueles que consideram o ser-ex-aluno algo do passado: aconteceu por acaso.

Para eles a experiência salesiana é só uma lembrança. O segundo grupo de ex-alunos considera a passagem pela casa salesiana uma bênção: julga que a educação recebida tenha sido algo pelo qual agradecer; e sente afeto por Dom Bosco.

O terceiro grupo é formado pelos que julgam o próprio passado de alunos não só uma bênção mas também uma responsabilidade. Por isso esses ex-alunos sentem a necessidade de voltar a reunir-se aos Salesianos. Mostram-se agrdecidos pela educação religiosa assimilada e estão dispostos a empenhar-se por trabalhar na própria vida social, estando prontos a entrar na política e no trabalho pelo bem-estar de todos.

O quarto grupo, enfim, é o de quem sente a sua pertença como um projeto de vida: na própria família, na estrutura social, mas sobretudo na ação política. Mas o princípio deve ser sempre o mesmo: o de dar o melhor a quem recebeu o menor.



Fonte: ANS


Nenhum comentário: