quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Somos todos ateus?,






14 de outubro de 2009. |

Somos todos ateus?,


por
Geovani Werner Tramontin*


Recentemente, em razão de discordâncias sobre alguns sacrifícios praticados por seguidores de uma determinada seita religiosa, debrucei-me sobre alguns livros e fiquei com uma inquietação: seríamos todos ateus?

É que, como sabemos, das várias religiões existentes, as maiores são o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. Evidentemente que cada uma delas possui a sua verdade sobre um Deus que conhece e defende. Aliás, é bom que se diga, discordam entre si sobre princípios e ensinamentos advindos da mesma origem, como por exemplo, o Alcorão, onde muçulmanos sunitas e xiitas digladiam-se apesar de professarem a mesma fé no profeta Maomé, dependendo do ortodoxismo. Com o cristianismo não é diferente, pois apesar de beberem na mesma fonte, que é a Bíblia, desde a Santa Inquisição repelem-se e matam-se mutuamente em nome do Senhor.

Isso sem contar aqueles que confundem seus filhos sobre a bondade, e sua origem, e religiosidade, como se a virtude fosse pressuposto da crença em algum Deus (no seu Deus), ou apenas inerente àqueles que nele acreditam, incutindo-lhes, por exemplo, a ideia de que o dízimo ou o sacrifício de um sábado os levará à vida eterna, sem passar a real ideia de solidariedade, da bondade e do desprendimento na ajuda ao semelhante.

Do aprendizado, percebi que, como somos resultados do meio e principalmente da educação recebida, hipoteticamente, todos vamos para o Céu, pois ninguém tem culpa de ser o que é. Até o livre arbítrio é influenciável.

Em verdade, aquele que acredita no “Deus Cristo” é ateu em relação ao “Deus Maomé” e também ao Messias dos Judeus, que acreditam apenas em parte da Bíblia. O curioso nisso tudo é que a origem principal dessas religiões fundamentalistas é a mesma, pois sequer estamos tratando de outras dezenas de Deuses não muito conhecidos.

Mais curioso ainda é que cada um dos sectários bate no peito afirmando que a sua religião é que é a correta, ressaltando que os aproximados 1,4 bilhão de muçulmanos, por exemplo, não terão lugar no céu, mesmo sabendo que muitos deles sequer ouviram falar em outro Deus, e eles possuem a mesma ideia em relação às demais religiões, ou seja, que os cristãos é que estão nas trevas e um dia alcançarão a “verdade”, que é a islamita. Isso sem falar, como afirmamos, de tantas outras crenças, a exemplo de budistas que, como é sabido, antecedem ao cristianismo.


Aprendi que tudo é uma questão de fé, pois cada um segue sua crença com a liberdade religiosa que a lei assegura. É livre acreditar que a onipresença do “Salvador” protege a todos, não obstante não existir uma explicação razoável para o número de crianças que morrem ou são abusadas sexualmente todos os dias no mundo, sem contar as constantes catástrofes que dizimam milhares de pessoas.

Conforta a alma afirmar que Deus sabe o que faz, pois é a origem de tudo. Qual dos Deuses?

*Promotor de Justiça e mestrando pela Univali
Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2684102.xml&template=4187.dwt&edition=13318§ion=882

Nenhum comentário: