segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As propriedades medicinais do Chocolate - Dicas com fotos






As propriedades medicinais do Chocolate




O Cacau foi sendo conhecido em diferentes países europeus e seduziu botânicos desde 1582. O naturalista sueco Lineu, considerado o "pai da botânica moderna", classificou o Cacau com o nome grego "Theobroma", que significa "bebida dos deuses".

Desde tempos bem remotos Chocolate propriedades curativas. A origem do consumo do Chocolate remonta às antigas civilizações Maia e Asteca. Segundo a lenda, o uso do Cacau fora ensinado pelos deuses, que diziam ser um forte gerador de saúde e energia, sendo por isso o Chocolate denominado de "o alimento do Deuses". Na civilização Maia os seus feiticeiros, antepassados de padres e médicos, receitavam Cacau como estimulante e como pomada analgésica. Era igualmente ingerido pelos guerreiros como bebida revigorante. A manteiga de Cacau era ainda utilizada como unguento para os ferimentos. Já nas lendas aztecas dizem que o Cacau veio do paraíso, porque acreditavam quem o bebesse adquiriria poder e magia. Os Sacerdotes-Médicos aztecas prescreviam Cacau misturado com ossos moídos exumados de seus ancestrais como cura para a diarreia.

No século XIV o Chocolate era usado de forma terapêutica. Os colonos espanhóis também estavam cientes das propriedades curativas do Cacau é bom para o estômago e combate o catarro.

Por isso, a ciência e mito têm contribuído de forma diferente para esta vertente deste alimento o Chocolate teve diferentes reacções pela comunidade médica e científica, que exclamou como a Igreja, sobretudo quando apareceu nova substância. Foi necessário uma aprovação de diversos botânicos e doutores de medicina, para achar todos os tipos de substâncias benéficas para os humanos. Henry Stubbe (1632 - 72), o médico da corte inglesa, visitou as Índias Ocidentais para investigar os efeitos físicos do Chocolate. Ao regressar à terra Natal, publicou “The Indian Nectar”, no qual além elogiava a bebida, ressalvando que adicionar muito açúcar ou demasiados condimentos não faria bem à saúde e estragaria a bebida.

Durante o século XVII o médico Zacuto Lusitano, no seu livro "Praxis Medica Admiranda", aborda acerca do Cacau e informa que curou com chocolate, um caso de dispepsia e de fraqueza.

Em França em 1643 como relata no ABCedário do Chocolate, cumprindo ordens do cardeal Richelieu, o Dr.º René Moreau redigiu um discurso intitulado "Du Chocolat", que descrevia o bem que faz esta bebida aos homens. Pouco tempo depois o Chocolate era considerado tanto como alimento como remédio, pelo cardeal Richelieu “como conta uma testemunha: «Ouvi dizer a um dos seus criados que ele [o Cardeal] o usava para moderar os vapor do seu baço e que recebera o segredo de umas religiosas espanholas que o trouxeram para a França» ” (BRAUDEL: 1992, p.213)

A faculdade francesa de medicina aprovou oficialmente o uso do Chocolate em 1661. Numerosos tratados foram realizados no século XVII realçando as bebidas da moda: Chocolate, Café e Chá. O gastrónomo, Brillat-Savarin (1755 - 1826), resumiu em Physiologie du Gout: "O Chocolate quando preparado cuidadosamente, é uma forma de alimento saudável e agradável [...] é muito adequado para pessoas que executam grande empenho mental, padres, advogados, e acima de tudo viajante [...] é viável para os estômagos mais delicados, provou ser benéfico nos casos de doenças crónicas".

Porém, com o avanço dos tempos o seu uso tornou-se praticamente obrigatório entre as tropas e os próprios generais caso de Napoleão Bonaparte, uma vez que gerava uma energia de efeitos estimulantes, que lhes permitia andar por dias e dias, sem ingerir qualquer outro alimento. E para além disso Bonaparte tomava a bebida compulsivamente para o manter acordado, porque o Chocolate tem como substancia a teobromina, semelhante à cafeína. Posteriormente, quando Napoleão III durante uma das suas batalhas, só se alimentou de Chocolate encontrado por um acaso, pois estava esquecido no saco da sela de um cavalo.

Ainda no decurso do século XIX o chocolate foi visto, para além de um alimento, como um remédio, muito se escreveu sobre as suas virtudes medicinais. Eram vendidos Chocolates com gosto desagradável devido às plantas que lhe eram adicionadas com fins terapêuticos. No século XIX, existiam alguns vigaristas que faziam muito dinheiro com o selo de aprovação do Chocolate obtido através dos médicos. Começaram a aparecer várias formas de Chocolate "medicinal" com nomes esquisitos como "Chocolate peitoral" feito com tapioca de índios e recomendado para as pessoas que sofriam de tuberculose, e o "tónico de Chocolate" feito com um "Tónico Persa". No final do mesmo século, o artigo genuíno estava aprovado por hospitais e sanatórios, assim como pela marinha, o exército e diversas instituições públicas. Deste modo os Chocolates medicinais disfarçavam o sabor amargo das plantas neles incorporadas. Estes Chocolates medicinais limitaram o avanço industrial nesta área, permanecendo muito artesanal.

Com o avanço da medicina já no século XX, o cacau é usado com bebida estimulante e é uma fonte excelente de vários nutrientes, especialmente quando adicionado ao leite. O Cacau também é composto de proteína e gordura, sendo uma boa fonte de potássio e tanino. Perdeu-se a ideia de que o Chocolate tal como se refere o ABCedário do Chocolate, provocava "crises de fígado [...] atrasava a digestão". Só raramente provoca reacções alérgicas. Foi durante as Guerras Mundiais do séc. XX que se reforçou a ideia de que o Chocolate era um fortificante composto por Cacau, açúcar e farinha de banana, criada e aperfeiçoada por um farmacêutico francês: Pierre-françois Lardet trazendo a receita de uma viagem ao México, remontando às origens do consumo do Cacau, vendidas nas latas "Banania". Actualmente ainda existe adequado ao sabor das crianças, como sendo um alimento para o pequeno-almoço mais completo e equilibrado, bastante nutritivo e enriquecido por cereais e vitaminas.



Além disso foi durante este século XX que se afirma sobretudo em revistas viradas para o cuidado da saúde:

Chocolate previne o envelhecimento: A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

Chocolate permite reduzir o colesterol: os agentes antioxidantes, sobretudo do Chocolate preto impedem a acumulação de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de colesterol mau para sangue e aumentando um pouquinho o bom colesterol o "HDL - o colesterol benéfico".

Chocolate permite perfeita forma física ou mental: O Chocolate mostra-se um alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro

Chocolate melhora o coração: O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Esta é uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. E o Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

Chocolate flexibiliza o raciocínio: O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios a uma maior concentração.

Chocolate dá felicidade: A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a "molécula da felicidade e do prazer", a ela actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.

Chocolate cura depressões: Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

Chocolate não provoca acne: Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne, de acordo com o artigo "Maria saúde em forma" da revista "Maria", n.º 1013, ele surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, porque o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.

Chocolate não engorda: O Chocolate puro menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) com menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve ter controle do peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado que a gaste essa energia em actividades físicas.



Enfim, estudos referido no artigo da revista "Maria", n.º 1013 e a "Enciclopédia de Educação e Saúde" mostram que o Chocolate apresenta qualidades nutritivas importantíssimas: teobromina, cafeína, proteínas, lípidos, açúcar, cálcio, ferro, sódio, magnésio, potássio, vitamina B1, B2 e PP. Os Chocolates com recheio são muito nutritivos, e não os mais gordurosos. Este alimento dá ao organismo substâncias essenciais como: cálcio, proteína, caseína e outras substâncias antioxidantes, anti-envelhecimento, anti-esclerose e anti-inflamatória sobre o rim (casos de nefrite e nefrote). É uma alimento adequado para quem tem actividade intelectual ou física intensa. A melhor preparação medicinal do Cacau é utilizar as sementes para a decocção, porque é praticamente isenta de açúcar. A casca do Cacau é usada pelos mexicanos desde que descobriram o Cacau, e ainda se usa contra a tosse, como estimulante e em forma de decocção.

Contudo, são razões de sabor e de prazer: a textura aveludada, o paladar adocicado, o sabor complexo dos bombons, que por vezes vicia fisicamente, o Chocolate tem tudo para criar dependência psicológica e insónias. Para além destes defeitos, o Chocolate não é muito aconselhado para quem sofre de arteriosclerose, gastrite, úlcera, colite e por vezes também pode provocar cefaleias.

A sua preparação e emprego, segundo a "Saúde pelas Plantas Medicinais - Enciclopédia de Educação e Saúde volume1", cuja direcção Dr.º Jorge Pamplona Roger afirma: que pode ser usado de duas maneiras internamente e externamente. O uso interno é mais consumido por decocção de semente: prepara-se com 10 a 12 sementes com um litro de água, e deve-se tomar 3 chávenas diárias. Também ainda se pode fazer a decocção de casca do fruto: prepara-se com 50g por um litro de água, tomando-se 3 chávenas por dia. Relativamente ao uso externo, pode ser usada a manteiga de Cacau como se fosse uma pomada. Esta pomada deve ser usada em gretas dos lábios, queimaduras e irritações.

Além destas qualidades todas ainda é extraída da massa de Cacau, a manteiga de Cacau, sendo isto muito utilizado para produtos farmacêuticos e cosméticos, daí um poderoso emoliente e cicatrizante, com vem referenciado na "Enciclopédia de Educação e Saúde" e na revista "Boa Estrela", nº 94, que evidencia a seguinte receita de cosmética natural:



Peles Normais: Creme de Essência de Laranja ou Rosa:

Ingredientes

6 g de cera amarela de abelhas

6 g de manteiga de Cacau

6 g de ácido esteárico

20 ml de óleo de soja

10 ml de óleo de amêndoas

30 ml de água

1 pitada de bórax

5 ml de essência de laranja (ou 5 gotas de essências de rosas)

Num recipiente deve-se colocar a cera das abelhas, a manteiga de Cacau, o ácido esteárico, o óleo de soja e o óleo de amêndoas doces misturar e aquecer ligeiramente em banho-maria, até ficar com uma cor clara. Entretanto, ferva água, separe 30 ml para um copo e deixe arrefecer, dissolvendo o bórax. Retire o recipiente do banho-maria e adicione água quente com o bórax, batendo se possível com a batedeira. Assim, quando isto estiver um líquido leitoso, verta a essência de laranja ou de rosas. Permaneça a bater até ficar um creme espesso. Deve continuar a bater com menos intensidade até arrefecer. Guarde o creme num boião limpo e seco, dentro do frigorifico, podendo durar até 12 semanas.

Peles Jovens: Cremes de Rosas

Ingredientes

5 g de cera amarela de abelhas

6 g de manteiga de Cacau

6 g de ácido esteárico

15 ml de óleo de soja

15 ml de óleo de amêndoas

30 ml de água de Rosas

1 pitada de bórax

3 gotas de essência de limão

Coloque num recipiente une-se a cera, a manteiga de Cacau, o ácido esteárico, o óleo de soja, o óleo de amêndoas e amorne em banho-maria ao tornar-se liquido de tom claro. Entretanto, a água de rosas deve ser aquecida até 70º C e dissolva nisto o bórax. Recolha o recipiente do banho-maria e verta o conteúdo das águas de rosas. Deve misturar tudo e juntar as gotas de limão até ficar cremoso e frio. Este creme deve ser posto num boião, conservado no frigorifico durante 12 semanas.



Peles Secas: Creme de Germe de Trigo

Ingredientes

3 colheres de sobremesa de flores secas de camomila

50 ml de água

4 g de cera amarela de abelhas

7 g de manteiga de Cacau

6 g de ácido esteárico

10 ml de óleo de abacate

5 ml de óleo de amêndoas

15 ml de óleo de germe de trigo

1 pitada de bórax

4 gotas de essência de melissa

Numa tigela envolva a cera, o Cacau, o ácido esteárico, os óleos de abacate, amêndoas e trigo. Ponha no lume, não deixando aquecer muito tornando-se um creme líquido. Ao lado prepare a seguinte mistura as o extracto das flores de camomila e água. simultaneamente, num pequeno recipiente coloque 35 ml de extracto e dissolva o bórax. Se possível bata com batedeira, até ficar um líquido leitoso. Depois, junte as gotas de essência de melissa e continue a bater até se tornar mais grosso e lentamente fique frio. Após isto o creme deve ser colocado num boião, reserva-se no frigorífico e tem como validade 12 semanas.

(Todas estas receitas foram retiradas da artigo "receitas de cosmética natural", baseados nos textos "Guia Novalis da Cosmética Natural de Margarete Ortiz, apresentados na "revista "Boa Estrela", n.º 94)





Valor Energético do Chocolate, segundo o site www.orlandocruz.com.br

O Chocolate é o alimento melhor balanceado que existe, existindo uma mistura de Cacau, leite e açúcar. Devido ao seu alto índice de carbohidratos e gordura, o Chocolate apresenta taxas de proteínas bastante apreciáveis. Uma tablete de 100 gramas corresponde a 6 ovos ou 3 copos de leite ou 220 gramas de pão branco ou 750 gramas de peixe ou 450 gramas de carne bovina.

Uma tablete de 100 gramas de Chocolate ao leite contém:

Glucídios 56 g Elementos minerais
Vitaminas
Lipídeos 34 g
Protídeos 6 g Potássio 418 mg Vitamina B1 0,10
Celulose 0,5 g Magnésio 58 g Vitamina B2 0,38 mg
Água 1,1 g Cálcio 216 mg Vitamina PP 0,80 mg
Calorias 550 Ferro 4mg

Também retirado do site www.orlandocruz.com.br os subprodutos de cacau com referência a uma produtividade anual de 750 Kg do produto seco por hectare:



Subprodutos Rendimentos
Cacau seco ..................... 750 Kg
Semente fresca ..................... 1.875 Kg
Mel de Cacau ..................... 200 litros
Geleia ..................... 150 Kg
Vinagre ..................... 180 litros
Destilado ..................... 25 litros
Polpa ..................... 300 a 400 litros
Suco congelado ..................... 300 a 400 litros
Néctar ..................... 600 a 800 litros
Geleiado ..................... 200 a 300 litros



O sabor exótico do Cacau é bem característico, muito agradável similar a outras frutas tropicais, como o bacuri, cupuaçu, graviola, acerola e taperebá. É fibroso e rico em açúcares (glicose, frutose e sacarose) e também em pectina. Em termos de proteína e de algumas vitaminas, é equivalente aos sucos de acerola, goiaba e umbu.

Apesar de muitas qualidades o Cacau ingerido quer como medicamento quer alimento deve ser tomado racionalmente e sempre na devida medida.


Fonte:


http://www2.crb.ucp.pt/historia/abced%C3%A1rio/chocolt/cacaumedicinal.htm

Nenhum comentário: