quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dom Dirceu Vegini - bispo titular de “Puzia di Bizacena” e auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR)


Dom Dirceu Vegini
foi aluno salesiano de Dom Bosco
em Rio dos Cedros e Ascurra - SC Brasil.








Era 15 de março de 2006 o dia em que o Papa Bento XVI, acolhendo a solicitação de Dom Moacyr José Witti, CSS, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeou bispo titular de “Puzia di Bizacena” e auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR), o padre Dirceu Vegini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Colorado (PR), diocese de Apucarana.


Dom Dirceu Vegini nasceu em 14 de abril de 1952, no município de Massaranduba (SC). Filho de Clemente Vegini e Maria Vegini, é o terceiro filho do casal (dez irmãos).
Em 1965 entrou no seminário dos padres Salesianos, em Massaranduba e, em Rio dos Cedros (SC) e Ascurra (SC) fez o ensino médio. O ensino fundamental fez em São Miguel (SP)
e Erexim (RS), na Congregação dos Padres da Consolata.
Cursou filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), de 1974 a 1976, como seminarista do Instituto Missões Consolata e, de 1979 a 1982, o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro, então como seminarista da diocese de Apucarana.
Recebeu a sagrada Ordem do Diaconato em 08 de dezembro de 1983, na Igreja Matriz Santíssima Trindade em Apucarana (PR).
Foi ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1984, por Dom Domingos Gabriel Wisniewski, em sua terra natal, incardinado na diocese de Apucarana.
No dia 10 de março de 1984, tomou posse das paróquias: Nossa Senhora de Lourdes de Jacutinga em Ivaiporã (PR); Bom Pastor de Ivaiporã e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Ivaiporã. No dia 06 de março de 1988, assumiu o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Colorado.
Foi eleito duas vezes como coordenador da ação evangelizadora do Decanato Norte e, por isso, membro do Conselho Presbiteral. Foi nomeado membro do Colégio dos Consultores no dia 02 de dezembro de 2002.
Diretor da Rádio Colorado AM 1060, em 08 de dezembro de 2000 e presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Colorado (Rádio Comunitária - Auxiliadora FM 104,9), em 24/05/2004.

Foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba (PR), no dia 15 de março de 2006. Ordenado dia 02 de junho do mesmo ano e intronizado solenemente na catedral de Curitiba no dia 07 de julho do ano de 2006.


Seu lema Episcopal é: "Comunhão e Participação"
===
Vídeo, veja a
Ordenação Episcopal de Dom Dirceu Vegini
http://www.youtube.com/watch?v=-bGBrVasoj0
===
JUBILEU DE DOM DIRCEU VEGINI
http://www.youtube.com/watch?v=u8IJMWT8_88

===
Dom Dirceu na Rádio em Colorado.
http://www.youtube.com/watch?v=wN3aH0CJrVg

Nenhum comentário: