sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O prazer de ler e interpretar.





O prazer de ler e interpretar.


Tenho uma neta de 5 (cinco) anos e ela ainda não foi alfabetizada.

Gosta de histórias infantis e é incentivada a ver as figuras gráficas em livros infantis coloridos e
com histórias que encantam a imaginação das crianças.

Recentemente, antes de dormir, me chamou:
- "Vô, por favor leia esta historinha para mim".


Respondi:
- Mas você já está "grandinha" e não sabe ler ainda?

Ela rapidamente disse:
- Sei só uma parte da história, não sei ler ainda mas a avó já leu para mim este livrinho,
mas o "vô "lê diferente e eu vejo outras coisas na história.


O incentivo da leitura, desde a infância nos torna criativos e ávidos em ver personagens e paisagens diferentes no enredo de contos diversos.

E a vida é uma leitura constante,
com personagens e leitores diferentes.


A sabedoria humana está em saber interpretar
esta leitura diária e mutante.

E na maioria das vezes estará esta comprensão no olhar, no gesto, na leitura corporal
e na visão dos personagens aliado ao timbre da voz e dos movimentos de todo contexto
analisado.


Este é o grande prazer.


O prazer de ler e interpretar.

by
laerciobeckhauser@gmail.com
www.laerciobeckhauser.com

Nenhum comentário: