domingo, 4 de outubro de 2009

Projeto Volta ao Mundo de Bicicleta Pedalando Pela Paz - Valdo Viera - Ex- Salesiano - Joinville - SC - Brasil








www.valdonabike.com

Projeto Volta ao Mundo de Bicicleta Pedalando Pela Paz

Foto acima entre os salesianos, Valdo escreveu isto em seu diário:
Guayaquil

Colégio Salesiano Domingos Savio

Um agradecimento todo especial ao P. Marcelo Bravo, Diretor e a todos os demais salesianos:
P. Alberto Henriques
P. Néstor Astudillo
L. Antonio García
P. Guillermo Haro

Senti-me novamente em casa. Como se eu estivesse na minha comunidade onde vivi mais de 40 anos. São momentos felizes que acontecem durante a viagem e que temos que agradecer a Deus.
Obrigado Salesianos do Colegio Domingos Savio pela acohida.



Diario Costa Rica

http://sites.google.com/site/diariodovaldo/eoteiro

Por sugestão de alguns amigos, a aprtir de agora o Diário vai no formato do Blog, ou seja, a última atualização vai no começo.



24/09/2009 - PANAMÁ

Rio Claro – Palmar Norte

62,33km em 3h38min

Total pedalado até hoje: 6.096 km

Horas pedaladas = 450



Uma noite de rei longe do barulho dos carros e ouvindo o barulho da cachoeira do rio que passava ao lado. Como atrasei o relógio de uma hora, às 5 horas já era dia claro. Quando eu estava terminando de arrumar a bicicleta para partir chegaram os funcionários que aproveitam a luz do dia e começam a trabalhar às seis horas da manhã. Estamos no inverno, isto é estação das chuvas onde quase todos os dias chove na parta da tarde. O dia amanheceu com um lindo sol que me acompanhou até as de horas da manhã quando o céu começou a se fechar e as nuvens anunciavam chuvas próximas. Para evitar a chuva, optei por fazer uma etapa mais curta. Às 10h50min já estava nos bombeiros onde pretendia passar a noite. Recebi um Não, por causa da influenza, disse o bombeiro sem muita convicção. Enviou-me para a Cruz Vermelha. Minha primeira tentativa onde pretendo fazer alguns meses de voluntariado e recebi mais um Não redondo. Encaminharam-me para o Hotel Aleman onde eu poderia conseguir apoio. Como eu já estou psicologicamente preparado para ouvir Não, isto não me incomoda muito. Faz parte da aventura. Dirigi-me ao Hotel que ficava próximo e falei com o recepcionista Henri Chevez Arce que foi muito cordial comigo. Telefonou para o patrão e este autorizou armar a barraca no pátio do hotel. Fomos para os fundos do hotel e o Henri me mostrou uma área bem reservada onde eu podia armar a barraca em baixo de uma árvore. Havia só dois problemas, o lugar era de terra e o céu anunciava chuva para as próximas horas. Foi aí que começou a história da Sopa de Pedra. Eu disse que o lugar era bom mas seria melhor se fosse numa área coberta para ficar mais a vontade na hora da chuva. Neste momento apareceu o meu Anjo da Guarda, Dona Maria. Ela sugeriu que eu armasse a barraca num canto da área reservada para os carros. Já estava melhor. Em seguida ela convidou o Henri e eu para ver outro lugar que seria ainda melhor. Caminhamos para uma área ao lado da recepção, mas o lugar era muito apertado. Seguimos por trás da recepção e encontramos um ângulo coberto que me pareceu perfeito. Fui buscar a bicicleta e quando já ia começar a montar a barraca, o Henri me chamou e me levou a um apartamento que está em obras. Ali havia uma cama de casal e duas de solteiro desmontadas. Armamos uma cama de solteiro, a dona Maria varreu o quarto e foi buscar os lençóis. Em seguida o Henri veio me entregar a chave do AP. Foi assim que consegui um excelente lugar com banheiro privado e ar condicionado. Valeu a pena ter recebido dois Nãos.

Mas as surpresas não acabaram por aí. Ao voltar do almoço e da compra no supermercado o Henri me avisou que tinha telefonado para o repórter e ele vinha gravar uma entrevista para a TV local e para o Periódico al día. Foi uma excelente notícia já que no Panamá não deu certo. No final da tarde chegou o repórter Alfonso Quesada Fernández para gravar a entrevista. Como já tenho experiência dos outros países que ou eu espero para levar uma cópia da entrevista ou nunca mais vou conseguir ter acesso a ela. O Alfonso me prometeu que ao meio dia do dia seguinte viria me entregar o CD. Foi assim que com “muita pena” tive que adiar a viagem e ficar mais um dia no Hotel Tico Aleman aproveitando das mordomias.

Esta história de que eles vão me enviar depois a matéria não funciona. No brasil, depois de três meses tive que viajar de Joiunville SC até Ponta Porã MS para buscar a cópia da entrevista da TV Morena. Em Guayaquil e Cunca, no equador estou esperando até hoje. Em Cali na Colômbia aconteceu o mesmo. Para mim é importante aparecer na midia, mas o mais interessante é eu ter uma cópia comigo.







23/09/2009 - PANAMÁ

David – Rio Claro

94,82km em 5h31min

Total pedalado até hoje: 6.033 km

Horas pedaladas = 446





Adiei a viagem de um dia para participar das reportagens, mas era tudo papo furado. O Miguel saiu cedo dizendo que ia arrumar a bicicleta, mas na verdade foi para o terminal onde ficou até às 16 horas fendendo as bugigangas dele. Ele vende cada peça a um dólar. Disse-me que vendeu trinta dólares. Mas para mim o dia foi cheio. Consegui atualizar o Orkut com as fotos e fiz dois adesivos com as frases:



“How beautiful upon the mountains are the feet of him that bringeth good tidings, and that preacheth peace... (Is. 52:7)”



“Qué hermosos son sobre los montes los pies del mensajero que anuncia la paz...! (Is. 52:7)”



Colei as duas frases uma em cada lado da tampa do baú da Tanajura. Hoje já pude verificar como todos lêem a frase com respeito.



Saímos cedo pois o Miguel queria aproveitar o fresco da manhã. Às 6h30min já estávamos na esrtrada.








O Miguel viaja todo enfeitado com uma enorme bandeira da Colômbia no bagageiro e outra do Panamá no guidão. O objetivo dele é chamar a atenção para vender os objetos que leva pendurado no numa vara presa ao guidão. Ele seguia na frente. Depois de meia hora invertemos posição. Numa ladeira eu deixei a bicicleta correr e subi a próxima. Olhei para trás e o Miguel tinha sumido. Voltei já preocupado com algum acidente e vejo o Miguel dentro de um boteco de beira de estrada com a bicicleta fazendo suas vendas. Daí em diante seguimos juntos mas ele parava em todos os lugares. Depois de 90 minutos já tinha vendido cinco dólares. Eu disse a ele que ao completar duas horas eu ia parar para descansar e comer. Ele então sugeriu que eu fosse adiante que ele ia vendendo e me alcançava depois. Fiz a minha parada e depois de 25 minutos de espera desisti e assim nos separamos. O estilo dele não serve para mim. Tenho que procurar algum meio de ganhar dinheiro mas assim não.

A passagem pelas duas fronteiras foi fácil e rápida. Eram 11 horas e tive que atrasar o relógio de uma hora. Voltei para 10 horas. Troquei um pouco de dinheiro e comecei a pedalar numa estrada bastante plana mas sem acostamento. Os curiosos me fotografavam, buzinavam, gritavam e eu seguia adiante sentindo uma grande alegria de estar pedalando na Costa Rica. Parecia um sonho mas era realidade. Cheguei na cidade onde ia passar a noite. Comprei pão e como a estrada era boa e ainda era muito cedo decidi fazer 120 km. Aos 80 km o tempo fechou e veio um temporal com muios raios. Parei num abrigo de ônibus e esperei 90 minutos até poder pedalar. Coloquei uma capa de chuva e segui com uma chuva fina mas constante. Agora tinja que procurar um lugar para passar a noite pois já não ia conseguir chegar ao meu destino. Vi uma placa onde estava escrito: Hogar de ancianos a 300 metros. Entrei e uma jovem me atendeu mas disse que o responsável tinha saído. Dei meia volta e continuei na chuva. Mais alguns quilômetros e parei numa lanchonete ao lado de uma igreja. Uma senhora me ofereceu um café com pão. Pedi informação onde poderia acampar e me indicaram uma árvore à beira da estrada. Agradeci a oferta. A senhora do bar disse que o padre não estava em casa, mas mesmo que tivesse acho que eu não ia conseguir nada ali. Indicou-me uma igreja evangélica mais adiante ou então um celeiro de arroz a dois km. Fui procurar a igreja. Estava fechada e a casa do pastor não me pareceu lugar apropriado. No outro lado da rua estava o quartel da polícia. Tentei ali mas não tive sorte. Restavam duas alternativas. Tentar o celeiro de arroz ou pedalar mais 20 km até os bombeiros da próxima cidade. Como a chuva não parava, resolvi parar no celeiro. Eram 15 horas. Fui bem atendido. Podia acampar mas tinha que esperar um pouco. O tempo passava. Já eram 16h30min e nada. O patrão estava em reunião me diziam. Finalmente o senhor que me atendeu me convidou para ver o lugar onde eu podia armar a barraca. Na beira da estrada! Quase não acreditei. Mas para minha alegria vi que havia banheiro e chuveiro que eu poderia usar. Aproveitei para tomar um banho e trocar de roupa. Teria que esperar até as 18 horas quando o patrão fosse embora para poder acampar. Às 17h30min o senhor me convidou a levar a bicicleta para trás das instalações para que o patrão não a visse ao terminar reunião. Levei a bicicleta e que alegria. Fui parar numa oficina com uma grande área coberta, com água, luz e corrente para eu usar o computador e aquecer a água. Armei a barraca dentro do barracão, fiz a janta e escrevi o meu diário. Como tive que atrasar o relógio de uma hora, às 17h30min já era escuro.

Roteiro de Valdo Viera - Ex Pe. Salesiano - morador de Joinville - SC

I – América do Sul
1) Brasil (Ver roteiro detalhado)

2) Uruguai

3) Argentina

4) Chile

5) Bolívia

6) Peru

7) Equador

8) Colômbia

9) Panamá

10) Costa Rica

Diario Costa Rica
Por sugestão de alguns amigos, a aprtir de agora o Diário vai no formato do Blog, ou seja, a última atualização vai no começo. Para ler corretamente deve-se debaixo para cima.


--------------------------------------------------------------------------------

05/10/09

San José – Costa Rica




A hora da saída no sábado estava marcada para as 8 horas. Como eu tenho a mania de ser pontual em tudo o que faço, às 7h55min já estava à espera do carro. Depois de meia hora de espera voltei para o meu “AP”, liguei o computador e acessei a internet. Às 9h15 min apareceu o Francisco com mais um casal de mexicanos e a ex esposa. Seguimos para a casa do Sr Paco de 83 anos, pai do francisco, que também queria ir passear. Passamos um dia agradável e conheci lugares muito bonito com direito a almoço e jantar em lugares diferentes. O bom deste passeio foi que o casal de mexicanos me convidou para passar uns dias na casa deles em Vera Cruz, no México.

Aconselharam-me a providenciar aqui os vistos para USA e México. Alterei os meus planos para tratar dos vistos. Estava pensando em ir para um hotel mas os Sr. Alfredo me propôs que eu deixasse a Tanajura no depósito, fizesse as minhas coisas e voltasse no final da tarde para ocupar de novo o meu cantinho. Achei a ideia genial e assim na segunda-feira acomodei a bicicleta e fui até a Embaixada Brasileira. Conversei com o Cônsul e ele me desaconselhou a tirar o visto aqui. Disse que além de ser muito caro, aqui os gringos cobram duzentos dólares pelo visto, é muito difícil de conseguir o visto. Aconselhou-me a tratar disto em Manágua – Nicarágua.

Estava pronto para viajar no dia seguinte. Ao voltar ao acampamento às 16h30min o Sr Alfredo me avisou que viria um mecânico para fazer a revisão da bicicleta. O mecânico chegou às 18 horas e marcamos a revisão para o dia seguinte às 13 horas. E assim vou ficar mais um dia em São José aproveitando da hospitalidade da família do Sr. Alfredo. A verdade é que estou numa verdadeira mordomia. Pela manhã, ao me levantar já vem o café e à noite um deliciosa prato de comida. Também recebi do Sr. Conrad, o dono do estacionamento, dois pneus para a Tanajura. O Hans, filho do sr. Conrad veio me visitar ontem e me trouxe várias coisas e mais onze dólares. Até parece que as pessoas se sentem feliz em me ajudar. Deus seja louvado!



11) Nicarágua

12) El Salvador

13) Honduras

14) Belize

15) Guatemala

16) México

17) USA

18) Canadá





II – Europa
19) Itália

20 Vaticano

21) Eslovênia

22) Áustria

23) República Checa

24) Alemanha

25) Holanda

26) Bélgica

27) Inglaterra

28) Escócia

29) Irlanda

30) França

31) Suiça

32) Liechtenstein

33) Monaco

34) Espanha

35) Portugal





III – África
36) Marrocos

37) Algéria

38) Tunísia

39) Líbia

40) Egito

41) Sudão



IV – Ásia


42) Arábia Saudita

43) Catar

44) Emirados Arabes Unidos

45) Omã

46) Paquistão

47) Tibet

48) Nepal

49) Índia

50) Butão

51) Bangladesh

52) Myanmar

53) China

54) Laos

55) Vietnam

56) Camboja

57) Tailândia

58) Malásia

59) Singapura

60) Indonésia

61) Timor Leste



V - Oceania
62) Austrália

63) Nova Zelândia

Veja o roteiro no Google

Austrália - Roteiro Geral no Google Map


Período de execução (números de dias necessários para realização do projeto)
= 1.460 dias aproximadamente



Início: Março de /2009

Término: Dezembro de /2012

...
Saiu de Joinville - SC

Primeiro dia
A HORA DA PARTDA



05:30h, hora de levantar. Últimos preparativos e lá vamos nós. A saída estava marcada para as 06:30h, mas só conseguir deixar a casa as 07:50h. Cheguei ao posto de gasolina onde os amigos e amigas me esperavam. Foi bom encontrar uma turma de pessoas animadas dando força para o início da grande aventura.

Para minha surpresa apareceram também o João e a Ivone, meu cunhado e irmã, onde eu morava. Vieram para a despedida final. Muitas fotos de despedida e iniciei a viagem acompanhado por três amigos, Antônio Carlos, Valdecir e Lucas Schiochet que iriam comigo até Itapocu para tomar um caldo de cana. Outro personagem que apareceu na hora da partida e me acompanhou por alguns quilômetros, fazendo uma reportagem com a filmadora. Era o irmão do Vanderley Lisboa, que documentava a partida.

A bicicleta estava pesada, mas mesmo assim superei todas a subidas sem maiores dificuldades.

Falta pouco mais de 3 km para chegar em Itapocu quando arrebentou a corrente da bicicleta do Valdecir. O Lucas entrou em ação e em poucos minutos a corrente estava de novo pronta para continuar a viagem.

Última despedida. Água de coco, salgadinhos, caldo de cana marcou a despedida final. Ficou olhando os três pedalando de volta para casa e eu fiquei sozinho. Até então ainda não tinha “caido a cicha”. Eu estava fazendo o primeiro dia dos 1450 dias previtos para realizar o projeto. Não era sonho. Eu tinha conseguido partir. Mais 50 km e chegaria ao meu primeiro destino. Ao meio dia aproveitei uma sobra de árvore em Barra velha para tirar uma soneca de uma hora. Sol estava quente e eu tinha muito tempo pela frente. Ao chegar a Piçarras peguei vento contra que me acompanhou até chegar na casa dos meus queridos amigos Adolfo e Lola.

Hora de relaxar. A moleza tomou conta do meu corpo inteiro. Depois de dois meses de tensão, poder relaxar até parecia um sonho.

Agora é só seguir em frente com calma.



Chegou a hora da partida



Tantos imprevistos, tantas promessas, tantas frustrações, tanta ansiedade e Tanta Alegria por poder iniciar a grande aventura.




Data da partida: 15/03/2009

Hora: 06:30h

Cidade: Joinville – SC




Ponto de encontro com os amigos: Posto de Gasolina ao lado do Cemitério Municipal, às 07 horas.




Destino do primeiro dia: Itajaí SC.




Nestes últimos dias foi uma grande correria para conseguir arrumar tudo. O atraso de uma semana foi providencial. Várias coisas boas aconteceram. Consegui um peque apoio e dois novos padrinhos. Mas o principal, recebi duas cartas de Portugal do meu grande Amigo Pe. Delfim Borges da Silva, a quem muito o admiro. Se eu tivesse partido antes não teria tido esta grande alegria.




Ontem a noite tentei colocar a bagagem na carenagem, e por mais que me esforçasse, não foi possível colocar todas as coisas. Hoje de manhã tirei tudo e fiz uma rigorosa seleção eliminando algumas peças que julguei que não fariam muita falta. Mesmo assim faltava espaço. E agora, o que fazer? Pensei até em adiar mais uma vez o dia da partida para confeccionar uma bolsa para pendurar na mesa do guidão. Mas a idéia não me agradava. Finalmente tive uma luz. Tirei do meio dos meus alfarrábios um suporte de alforje dianteiro que eu usava na outra bicicleta. O problema era achar um espaço para fixar o suporte. Eu já tinha suado outras vezes na Tanajura, mas agora este espaço está ocupado com o suporte das garrafas de água. O único lugar possível foi fixar na suspensão dianteira. E não é que funcionou?! Com mais 40 litros de espaço foi possível acomodar o material de cozinha e ainda sobrou espaço para um pouco de comida.




Ainda não pesei, mas penso que a Tanajura está rondando os 60 quilos de peso. Bom para as descidas, mas em compensação nas subidas das cordilheiras... Não quero nem pensar. Vou deixar para me preocupar com isso quando chegar lá.




E assim, dou por inaugurado o meu Diário de Bordo.

Espero que você volte muitas vezes aqui para me acompanhar na minha odisséia.




Abraços a todos e obrigado pela companhia.




Valdo

A PARTIDA
postado em ‎‎19/03/2009 16:39‎‎ por Valdo Vieira [ ‎‎19/03/2009 17:10‎‎ atualizado‎(s)‎ ]

Por maior que seja a viagem, ela só termina depois de começar. Foram mais de três anos de preparativos. Mais de 18 meses depois de marcar a primeira data da partida.

Uma coisa eu aprendi durante todo este tempo. Cada coisa tem seu tempo para acontecer. Nada acontece por acaso. Pode parecer frustrante, humilhante e até de certo modo pouco elegante ter que adiar a data da partida de uma viagem. Mas quando acontece a partida, é porque chegou o momento exato de iniciar. Muitos sonhos morrem antes mesmo de começar.

Graças a Deus eu consegui partir. Já me considero um vitorioso. As próximas pedaladas serão bem mais fáceis.
15/03/209 é uma data que vai ficar na história da minha vida. O dia em que eu parti de Joinville para uma longa viagem.

Obrigado a todos os amigos e todas as amigas que me insentivaram para que isto acontecesse.
Valdo Vieira

===============================================================
Preparativos da viagem
OBJETIVO



A Expedição Volta ao Mundo de Bicicleta percorrerá 72 países em 06 continentes; viajando por mais de 60.000 Km em bicicleta durante 4,5 (quatro anos e meio) ou seja 1.500 dias, realizando muitas visitas a diversas localidades de interesse Histórico, Parques Nacionais, Museus e Igrejas, Rotas de Peregrinação, visita a lugares de belezas naturais ou projetadas, inexplicáveis e que desafiam o homem.

Toda a viagem será documentada por fotos, filmes e relatos escritos, que serão prontamente disponibilizados no site www.valdonabike.com. Todo o material produzido nesta viagem, será utilizado na edição de um livro, além de outros materiais didáticos, onde serão abordados assuntos relacionados às diversas culturas dos inúmeros povos com os quais estarei em contato durante a realização deste projeto.

Pela internet, através dos laboratórios de informática, os alunos da rede pública de ensino poderão ter acesso a todo o material produzido durante a viagem e que poderá ser utilizado em atividades escolares. A rede mundial de comunicações “internet”, permitirá que todos acompanhem em tempo real a realização de cata etapa da viagem na medida em que estiver acontecendo.

Promover a prática de atividades esportivas na terceira idade.

No cicloturismo há sempre uma sensação de aventura, retorno à infância, mistura de liberdade e molecagem sadia. É um escapar da mesmice! Bicicletas são simples e revelam que a vida pode ser muito simples, permitem uma viagem relativamente rápida e ainda assim relaxada; e a um preço muito baixo.

O objetivo de dar a volta ao mundo de bicicleta, se dá devido a bicicleta permitir um contato direto, não só com a natureza, mas também uma interação com os povos por onde passarei, possibilitando assim, uma grande troca de experiências e um amplo aprendizado.

Durante a realização do projeto entrarei em contato com Centros de Convivência da Terceira Idade para fazer palestras motivacionais e mostrar aos idosos que não é a idade que conta mas sim a prática do esporte sadio. Todos podem ter uma vida melhor com a prática do esporte.

Mas o objetivo principal do projeto é PEDALAR PELA PAZ. Levar ao mundo uma mensagem de paz. Por menor que seja, é a minha contribuição que quero deixar como legado à humanidade. A paz se constrói primeiro dentro de nós e depois a transmitimos aos outros. Para transmitir a mensasgem de paz é preciso primeiro viver em paz consigo mesmo. Se cada um de nós fizer a sua parte, dentro de pouco tempo transformaremos o mundo.


JUSTIFICATIVA
O Projeto de transformar em livro e demais materiais didáticos, uma viagem como esta de Volta ao Mundo de Bicicleta, tem tudo a ver com o momento onde muito se discute sobre saídas para a problemática do aquecimento global. Entrarei em contato com o interior de diversas Nações do Mundo, convivendo com povos e tribos de diferentes línguas e culturas, dando oportunidades de outras pessoas entrarem em contato, ainda que nas páginas dos livros ou da internet, com toda esta diversidade étnica existente no mundo.

A difusão do ciclismo e do cicloturismo chega em uma boa hora, justamente por ser o cicloturismo uma forma limpa de se locomover, configurando ainda em uma excelente forma de promover a integração do homem com a natureza.

O Cicloturismo aproxima o homem à natureza de um modo todo especial. O ciclista vive em contato direto com ela; chuva e sol, frio, calor, vento, flora e fauna. Tudo isso faz parte do dia-a-dia de um cicloturista. Sendo assim o cicloturismo desponta como uma excelente forma de promover a educação ambiental.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
Primeiramente, foi desenvolvido com o auxílio de inúmeros recursos tecnológicos de navegação hoje existentes, um roteiro contemplando pontos considerados de grande importância para este projeto, como, museus, monumentos, lugares históricos, sítios arqueológicos, parques nacionais até mesmo pequenas comunidades tribais, onde poderei entrar em contato com o “intimo” de cada povo, observando de perto seus hábitos e sua cultura, geralmente não encontrados nas paginas dos livros e guias turísticos.

Em seguida, foi definida a forma como se daria esta viagem e os recursos que seriam necessários; terminado esta etapa, seguiu-se o levantamento dos custos do projeto.

Em parceria com as Secretarias Estaduais de Turismo e Secretarias de Educação, estarei incentivando as escolas a utilizarem seus laboratórios de informática de forma que os alunos possam acompanhar a Expedição, fazendo desta, uma complementação, principalmente às aulas de História e Geografia.

Em parceria com os Centros de Convivência da Terceira Idade, o projeto visa estimular a pratica de esportes, atividades de lazer e o turismo na terceira idade.

Ao termino da Expedição Volta ao Mundo de Bicicleta, será desenvolvido um calendário de palestras nas Escolas da Rede Pública Municipal, em Centros de Convivência de Terceira Idade, bem como em diversos outros segmentos Sociais, compartilhando assim esta experiência com o maior número de pessoas.

Orçamento
Equipamento e Vestuário R$ 2.460.00
Alimentação (1) 1.460 unidades R$ 21.900,00
Alojamento (2) 486 unidades R$ 19.440,00
Passagem aérea 5 unidades R$ 8.000,00
Transportes marítimos e Fluviais x R$ 2.000,00
Custos com vistos (estimativa) 15 unidades R$ 1.660,00
TOTAL
R$ 55.460,00

(1) Alimentação Referente a quatro anos – tendo sido calculado café da manhã, almoço e jantar durante os 1460 dias em que irá durar o projeto.
(2) O baixo número de estadias se refere a utilização de acampamento em grande parte do decorrer do projeto.
...

de
Valdo (Valdecir João Vieira) -
Cicloturista
para
laerciobeckhauser@gmail.com

data
5 de outubro de 2009 00:57
assunto[BRASIL- EX. DB = Ex-alunos de Dom Bosco] Novo comentário em Projeto Volta ao Mundo de Bicicleta Pedalando Pela....
enviado porblogger.bounces.google.com




Valdo (Valdecir João Vieira) - Cicloturista deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Projeto Volta ao Mundo de Bicicleta Pedalando Pela...":


Recebendo e publicando e-mail do Valdo Vieira:

Olá Laercio e Pe. Decio Bona

Que feliz ideia vocês tiveram em criar um Blog para ex DB.
Infelizmente nem todos os salesianos estão abertos a receber com carinho os ex salesianos. Ainda existe muito preconceito.
Neste meu projeto de Volta ao Mundo Pedalando pela Paz já tive três acolhida e três negativas em dois paises. Agora com muita pena desisti de conhecer as obras salesianas que se encontram no meu caminho. Alguns salesianos olham para nós como se fôssemos marginais e isto é muito duro. Já os leigos são bem mais caridosos e acolhedores. Tenho recebido muito apoio mas não da igreja. De outras confissões sim, mas da nossa é bastante difícil.
Não será por isso que estamos perdendo tantos fiéis para outras confissões religiosas?
Desculpem o desabafo, mas infelizmente é assim que acontece.
Parabéns pelo trabalho. Vamos adiante levando a mensagem de paz ao mundo.
Valdo


=== Respondendo por e-mail:
Olá Valdo:
Já publiquei a tua resposta no Blog.
Iremos acompanhá-lo e colocar suas observações neste local e esperamos que tenha sucesso em sua empreitada.
A vida é assim mesmo, muitos acreditam que são donos de toda verdade e ungidos por um Deus Particular.
O universo nos pertence e não nos afetam pequenas verdades.
Boa sorte amigo, pois se este é o seu sonho, realize-o com harmonia cósmica e fraterna.
As maravilhas do mundo existem para nós usufruirmos delas e transmití-las para nossos semelhantes de uma forma eficaz com
um aprimoramento constante e multidimensional.
Mais uma vez,
FELICIDADES MÚLTIPLAS.
WWW.LAERCIOBECKHAUSER.COM

===============
Recebi este comentário, por e-mail da parente (sobrinha) do Valdo, vejam:
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Projeto Volta ao Mundo de Bicicleta Pedalando Pela...":


Fico muito orgulhosa por fazer parte da familia e dos amigos do Valdo, pois ele é meu tio e tenho acompanhado sua viagens á muito tempo e sei deste seu sonho, contado em detalhes minuciosos por diversas vezes !!!

Faço parte deste seu sonho,e o acompanho mesmo que virtualmente, mas com o coração coladinho ao seu...

Obrigada Laercio pelo teu apoio e divulgação desta caminhada tão importante para ele e para muitos que ele encontra nestes caminhos...

Ele terá histórias e lembranças sem fim para nos contar em seu retorno...

este "Papai Noel" que leva credibilidade de um sonho se tornar realidade, para muitas crianças e até mesmo adultos que ainda acreditam em "Papai Noel"...
me emocionei muito com estas histórias que ele vem nos contando !!!

Mesmo que sejam apenas sonhos de alguns, por instantes são felizes com esta realidade descoberta ...

Fk com Deus amigo !!!
Rose Mara ...
...
As aventuras ciclísticas de Valdo continuam a todo vapor. Ele está agora na Costa Rica, depois de passar pelo Peru, Equador, Colômbia e Panamá.

Quem quiser acompanhar mais de perto pode acessar o seu Diário de Bordo. E para viajar junto com ele veja seu Álbum de Fotos!

ps: Você sabia que a Costa Rica é o único país do mundo que não tem um exército? Bom, foi isso que me disseram….

Nenhum comentário: