quarta-feira, 8 de julho de 2009

Relíquia de Dom Bosco percorrerá mundo


Permalink: http://www.zenit.org/article-21371?l=portuguese

Relíquia de Dom Bosco percorrerá mundo

A peregrinação começa no sábado e durará cinco anos
ROMA, terça-feira, 21 de abril de 2009 (
ZENIT.org).- Uma relíquia de São João Bosco percorrerá os países do mundo nos quais os salesianos estão presentes, no 150º aniversário da fundação da congregação da congregação salesiana, em 2009, e como preparação do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, em 2015.



Segundo comunicou a agência de informação dos salesianos, ANS, seu reitor maior, Dom Pascual Chávz Villanueva, apresentará e abençoará a «relíquia insigne» neste sábado, 25 de abril, na Basílica de Maria Auxiliadora de Valdocco, em Turim, onde a congregação nasceu.



Desde este dia até janeiro de 2014, a relíquia peregrinará pelos cinco continentes, acompanhada por uma estátua de Dom Bosco no interior de uma grande urna de alumínio, bronze e cristal.



A urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão gravadas as datas do bicentenário (1815-2015).



Os pilares laterais estão decorados com baldosas quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.
O escudo da congregação salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco adotou – Da mihi animas, caetera tolle – completam a decoração da urna.



O percurso começará na Itália.



A urna visitará Lazio e, após passar pelo mosteiro de clarissas de Città della Pieve e as cidades de Frascati, Latina, Formia, Castelgandolfo e Genzano, chegará, no final de junho, à casa geral dos salesianos de Roma.
A etapa internacional da peregrinação começará na América Latina.


A urna visitará o Chile de 1º a 18 de julho, onde os salesianos prepararam diversos eventos para difundir no país a figura e a vida de seu fundador, assim como a obra salesiana e seu serviço educativo.



Depois, a peregrinação continuará na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.



De março a outubro de 2010, visitará a América do Norte e, mais tarde, a América Central e América do Sul setentrional;


depois, o Leste da Ásia e a Oceania, e as províncias salesianas da Ásia Sul e África-Madagascar.
Em 2012, a urna com a figura e a relíquia de Dom Bosco chegará à Europa e percorrerá as regiões salesianas da Europa Oeste, Europa Norte e Itália e Oriente Médio.



Após 150 anos de sua fundação, a congregação salesiana está presente em 129 nações e conta com 16.092 salesianos: 10.669 sacerdotes, 2.025 coadjutores, 2.765 seminaristas, 515 noviços e 118 bispos, entre eles 5 cardeais.

Nenhum comentário: