quarta-feira, 8 de julho de 2009

Equador – Quito – 21 a 24/10/08 – Software Livre e Encontro de Delegados da CS

Equador – Quito – 21 a 24/10/08 – Software Livre e Encontro de Delegados da CS


Nos dias 21 a 24 de outubro aconteceu na Universidade Politécnica Salesiana (UPS) de Quito, Equador, o 1º Congresso Internacional de Software Livre e Democratização de Conhecimentos.


Participaram deste Congresso o P. Tarcizio Paulo Odelli como Delegado Inspetoria da CS e a prof. Letícia da Silva Garcia, Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Quatro conferências marcaram o evento: 1. Produção e Consumo do conhecimento na fronteira do “mundo digital” com Michel Bowens, da Austrália; 2. Dimensões ética e política da cultura do software livre com Charles Escobar, da Univ. de Israel; 3. Direitos e equidade na construção democrática do conhecimento com o P. Julian Fox, do Dicastério da CS Salesiana de Roma; 4. Perspectivas educomunicativas no “terceiro entorno” com o Dr. Ismar Soares da Univ. de São Paulo. Além das palestras houve 7 painéis dentro dos mais variados temas do software livre e democratização do conhecimento.

Participaram do Congresso, salesianos da região Interamérica e do Cone Sul. Na noite do dia 22 houve uma visita guiada ao centro histórico de Quito, seguida de um jantar de confraternização, oferecido pela UPS para os salesianos que estavam presentes no Congresso.

No sábado, dia 25 houve um passeio a uma cidade de cultura indígena, chamada Otavalo. O almoço foi noutra cidade, Ibarra. Na volta paramos na cidade de Catacachi. Quito - 26 a 28/10/08 - Encontro de Delegados da Comunicação Social No domingo dia 26 de outubro, após o almoço, iniciou o Encontro dos Delegados da CS das Inspetorias das Regiões Interamérica e Cone Sul.

Estavam presentes: O P. Filiberto González(Conselheiro Geral para a CS), P. Julian Fox e Ir. Jesus Garcia do Dicastério para a CS; Das Inspetorias: Argentina (Rosario e Cordoba); Brasil (Campo Grande, Porto Alegre, Recife e São Paulo); Paraguai; Uruguai; Bolívia; Centro América; Colômbia (Medellin e Bogotá); Haiti; Equador; México (México e Guadalajara); Peru; Venezuela e um representante da Espanha.

O Encontro iniciou com a apresentação da realidade da CS em cada uma das Inspetorias presentes no evento. Depois foi refletido sobre as conclusões do CG26 a respeito da CS. Os participantes foram divididos em grupos, por regiões para apresentar propostas comuns. Outros assuntos tratados: ANS, Boletim Salesiano e site sdb.org. No encerramento o P. Filiberto disse que “o mundo está se digitalizando” e que cabe ao salesiano “se meter, interessar-se, encontrar motivos para estar presente neste mundo da comunicação, novo pátio.” Finalizou o encontro dizendo que “temos que nos unir, deixando de lado barreiras ideológicas e nacionais para poder trabalhar com qualidade em favor dos jovens.” Disse também que a presença das duas Regiões (Interamérica e Cone Sul) trouxe muita riqueza para compartilhar.

Nenhum comentário: