sábado, 4 de julho de 2009

O Espírito Salesiano de Dom Bosco e sua organização


Salesianos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Congregação dos Salesianos é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana fundada em 1859 por São João Bosco e aprovada em 1874 pelo papa Pio IX. Seu nome oficial é Pia Sociedade de São Francisco de Sales em homenagem a São Francisco de Sales, contudo são popularmente conhecidos por salesianos de Dom Bosco, (em latim: Salesiani Domini Bosci) o que determina sua sigla: SDB.


A congregação é composta por irmãos de vida consagrada, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência. Os salesianos podem optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos salesianos.


A Congregação Salesiana foi a primeira instituição a constituir a família salesiana.


Entre as obras da Congregação dos Salesianos podemos citar os colégios e serviços beneficentes, espalhados por várias partes do mundo.

O Espírito Salesiano

O propósito de uma ordem ou congregação religiosa é viver o carisma ou espírito de seu fundador. Dito de uma forma sucinta, o espírito salesiano se resume na expressão "querer ficar com Dom Bosco, querer ser como Dom Bosco".
A espiritualidade de Dom Bosco se expressa como um modo de vida que, no aspecto temporal e espiritual, educa pelo exemplo. Sendo assim, do exemplo de S. João Bosco os salesianos extraem alguns aspectos que indicam a prática da espiritualidade salesiana:
Uma espiritualidade cristã: o ponto de partida é o amor de Cristo pela humanidade, que é a raiz da caridade do salesiano pelos jovens. É com o coração de Cristo que o salesiano desenvolve sua missão.
Uma espiritualidade eclesial e católica: a ação e vida salesiana são desenvolvidas na convivência em comunidade, no aspecto concreto da convivência interpessoal, no aspecto do sentido de Igreja, que convive na diversidade de visões e culturas e na unidade da fé, sintetizada na missão do Santo Padre.
Uma espiritualidade na experiência de Deus: mesmo não sendo uma ordem contemplativa, o salesiano contempla em sua ação a experiência de Deus como Pai, que olha, que cuida, que provê, que educa e que ama os jovens.
Uma espiritualidade alegre: enraizado em S. Francisco de Sales, defensor da alegria como própria da santidade. Em vez de rejeitar o mundo e o que há no mundo o salesiano valoriza as novidades do mundo temporal, quando elas trazem a alegria e agradam aos jovens e claro não firam a moral e os bons costumes. Para preservar essa alegria saudável e antinatural não poucos padres recorriam a cascudos e arremessos de pesados molhos de chaves nos alunos mais entusiasmados. Pela prática da alegria, aprende-se a distinguir entre o entusiasmo passageiro e a felicidade da vida cristã.
Uma espiritualidade otimista e operante: não se lamenta nem se perturba diante da adversidade, responde aos desafios com uma visão otimista da vida e com seu trabalho, de forma simples, direta e descomplicada, pois sabe que agindo dessa maneira, corresponde à providência divina.
Uma espiritualidade humana na temperança: procura no cotidiano as oportunidades de penitência, a incompreensão das pessoas, as dificuldades do clima, os desentendimentos, as pequenas falhas que sempre incomodam, praticando assim a paciência e a temperança, sem recorrer a penitências extraordinárias. É, assim, uma espiritualidade acessível a qualquer pessoa.
Uma espiritualidade atenta e criativa: criar o novo, ter iniciativa, acompanhar e antecipar a história para estar perto da humanidade e sobretudo dos jovens, principalmente quando se trata da salvação.
Uma espiritualidade educadora e mariana: a devoção a Maria Auxiliadora dos Cristãos, se concretiza na proposta educativa do sistema preventivo fundamentado na razão, na religião e no carinho. A exemplo de Maria, que na concepção católica é mãe e educadora de Jesus, a educação se faz pela clareza das instruções, pela fé como fundamento da ação e pela caridade e amor à humanidade como caminho de encontro com Deus.
Uma espiritualidade de serviço aos jovens: sintetizado na frase "Basta que sejais jovens para que eu vos ame", amor que muitas vezes importunava os inexperientes jovens, significa que é possível vencer o egoísmo sabendo que a vida não é um fim em si mesmo, mas um dom que se dedica a quem se ama. Na espiritualidade salesiana esse amor é dedicado à criança e aos jovens em primeiro lugar e proposto como um convite a ajudar nessa missão a todos os que já chegaram à vida adulta.
Diferentemente de outros modelos de espiritualidade cristã e católica, a espiritualidade salesiana não se concretiza nem pode ser vivida em clausura absoluta. É próprio dessa espiritualidade reunir as pessoas em família, padres, irmãos e irmãs de vida consagrada, fiéis católicos casados ou não em torno dessa missão de atender, cuidar, educar e amar a juventude. Por esse motivo, historicamente, a espiritualidade salesiana se concretiza de modo pleno na família salesiana, que é a comunidade maior que manifesta o espírito cristão de Dom Bosco para o mundo atual.

Reitores-mores dos Salesianos
São João Bosco (Giovanni Melchior Bosco), 1859-1888.
Miguel Rua, bem-aventurado (Michele Rua), 01/02/1888-06/04/1910.
Paulo Álbera (Paolo Albera), 16/08/1910 – 29/10/1921.
Filipe Rinaldi, bem-aventurado (Filippo Rinaldi), 24/04/1922 – 05/12/1931.
Pedro Ricaldone (Pietro Ricaldone), 17/05/1932 – 25/11/1951.
Renato Ziggiotti, 01/08/1952 – 27/04/1965.
Luís Ricceri (Luigi Ricceri), 27/04/1965 – 15/12/1977.
Egídio Viganò, 15/12/1977 – 23/06/1995.
João E. Vecchi (Juan E. Vecchi), 20/03/1996 – 23/01/2002.
Pascual Chávez Villanueva, 03/04/2002...
= santos salesianos= Os salesianos de Dom Bosco contam com oito santos:
João Bosco
José Cafasso
Maria Mazzarello
Domingos Sávio
Leonardo Murialdo
Luis Versiglia
Calixto Caravario
Catarina Rocha
Madalena Vicente E Madalena Filipe

Salesianos no Brasil
Em 1883, em Niterói, os salesianos fundaram a primeira obra no Brasil: o Colégio Salesiano Santa Rosa.
Atualmente mantêm mais de cem instituições de ensino fundamental e médio no país, com aproximadamente noventa mil alunos e quatro mil educadores. Dirigem dez grandes universidades e centros universitários, oferecendo mais de cem cursos. Desenvolvem uma rede muito ampla de obras sociais e de formação profissional.

Inspetorias salesianas no Brasil
As inspetorias salesianas são unidades administrativas regionais que coordenam as atividades de um conjunto de obras salesianas. As inspetorias salesianas no Brasil são:
Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, também denominada Inspetoria Missionária da Amazônia, abrange os estados de Amazonas, Pará, Acre e Rondônia.
Inspetoria Salesiana São João Bosco, abrange os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal.
Inspetoria Salesiana do Mato Grosso, abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo.
Inspetoria São Luís Gonzaga, abrange os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas.
Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, abrange o estado de São Paulo.
Inspetoria Salesiana São Pio X, abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Bispos salesianos no Brasil
Dom Antônio de Almeida Lustosa
Dom Antônio Campelo Aragão
Dom Antônio Emídio Vilar
Dom Antônio Malan
Dom Antônio Possamai
Dom Antônio Sarto
Dom Antônio Carlos Altieri
Dom Bonifácio Piccinini
Dom Bruno Pedron
Dom Décio Zandonade
Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Dom Edvaldo Gonçalves Amaral
Dom Fernando Legal
Dom Flávio Giovenale
Dom Franco Dalla Valle
Dom Friedrich Heimler
Dom Giovanni Zerbini
Dom Hilário Moser
Dom Irineu Danelon
Dom João Corso
Dom João Resende Costa
Dom José Foralosso
Dom José Jovêncio Balestieri
Dom José Song Sui Wan
Dom Ladislau Paz
Dom Milton Antônio dos Santos
Dom Onofre Cândido Rosa
Dom Valério Breda
Dom Vartan Waldir Boghossian
Dom Vitório Pavanello
Dom Walter Ivan de Azevedo
Dom Tarcisio Scaramussa

Organização
O documento fundamental são as Constituições da Sociedade de São Francisco de Sales que são a regra de vida religiosa dos salesianos. Nelas se estabelece a estrutura organizativa dos salesianos. O modelo administrativo propõe que em cada instância haja um líder associado a um conselho. Esse modelo se reproduz da esfera mundial de governo às comunidades locais.

Administração central
A autoridade máxima da Congregação Salesiana é o papa. A ele cabe, por exemplo, a aprovação final de qualquer alteração nas Constituições ou a aceitação de eventual renúncia do Reitor-Mor.
No interior da Congregação, a autoridade suprema é exercida pelo Capítulo Geral, a assembléia representativa de todos os salesianos, que entre outras competências, elege o Reitor-Mor e aprova modificações nas Constituições.
A autoridade individual superior é o Reitor-Mor, representante oficial dos salesianos, com poder sobre todas as demais instâncias e pessoas pertencentes à Congregação nos aspectos temporais e espirituais.
Considerado o sucessor do fundador, Dom Bosco, o Reitor-Mor é também o centro da espiritualidade e unidade de toda a família salesiana.
Em sua missão, o reitor-mor é auxiliado por um Conselho Geral, composto pelo Vigário do Reitor-Mor e os seguintes conselheiros:
Conselheiros setoriais: conselheiro para a formação, conselheiro para a pastoral juvenil, conselheiro para a comunicação social, conselheiro para as missões e o ecônomo geral;
Conselheiros regionais, que representam conjuntos de inspetorias reunidos por vizinhança geográfica ou cultural.

Administração inspetorial
A unidade administrativa da Inspetoria - em alguns países denominada de Província - reúne um conjunto de comunidades locais, por afinidade geográfica ou cultural. A autoridade maior da inspetoria é o Inspetor, que é auxiliado por um conselho inspetorial. Periodicamente reune-se o Capítulo Inspetorial, assembléia representativa de todos os salesianos de uma Inspetoria. Entre outras responsabilidades, o Inspetor é também o primeiro responsável pela formação dos novos salesianos, em particular dos noviços.

Administração local
As comunidades locais são administradas por um diretor, auxiliado por um Conselho local. A Assembléia dos Irmãos reúne todos os salesianos de uma comunidade e tem, por exemplo, a competência para eleger o delegado da comunidade ao Capítulo Inspetorial. As comunidades locais são as unidades de atividade prática podendo conduzir escolas, paróquias, entidades assistenciais e obras sociais. São também o espaço de convivência dos salesianos. Diferentemente de outras instituições religiosas de vida consagrada, os salesianos vivem, necessariamente, em comunidades. Deste modo, além de unidade administrativa, as comunidades são elementos constituintes da espiritualidade salesiana.

Nenhum comentário: