quarta-feira, 8 de julho de 2009

Aprendendo a Matemática através dos jogos em Rio do SUL - SC



Rio do Sul - Colégio Dom Bosco – 06/07/09 -

Projeto:Aprendendo a Matemática através dos jogos


“O ser humano nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo”. Paulo Nunes de Almeida


A criança sempre está em contato com o outro, ela busca, troca experiências, interage e se apropria de novos conhecimentos.


Mesmo nas mais simples brincadeiras está desenvolvendo e operando inúmeras funções: observação, análise, levantamento de hipóteses, reflexão, argumentação...


Assim como a brincadeira faz parte do mundo infantil, os jogos contribuem para a aprendizagem da criança, pois enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação.


Com o objetivo de proporcionar espaço para a aprendizagem de maneira lúdica e o desenvolvimento social e intelectual da criança, o 1º ano do Ensino Fundamental Inicial do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul – SC, orientados pela professora Paula Fernanda Silva Tomazoni, desenvolvem no decorrer do ano letivo, atividades com jogos e brincadeiras nas aulas de matemática.


Nesta proposta elaborada pelo material da Rede Salesiana de Escolas, há jogos com tabuleiros, dados e cartas, brincadeiras:

Corra para a figura que envolve o estudo das formas geométricas planas; teia de números; pular corda; torres com cubos, amarelinha entre outras.


As crianças aprendem brincando e colocam em prática, conhecimentos adquiridos anteriormente, resolvendo problemas, trabalhando em grupo, comparando e elaborando estratégias para a resolução dos desafios vivenciados, desenvolve noção de tempo, velocidade e distancia, sincronização de movimentos e atenção.


Ao término dos jogos e das brincadeiras os alunos dão depoimentos e fazem registros sobre suas descobertas e aprendizagens. Brincadeira: Teia de números Gostei de participar porque aprendi a contar os números. ( Maria Eduarda M) Nesta brincadeira precisamos da ajuda dos amigos.

(Vivian)

Jogo:

Qual é a maior carta?

Nós dividimos as cartas e iniciamos o jogo.

Quem tirava o número maior ganhava os pontos. (Nicolas e Gabriel Pamplona)

Embaralhamos as cartas, dividimos e tínhamos que achar as que tinham o mesmo valor.

(Paula e Amanda)

Dividimos 10 cartas para cada um, fizemos as regras e jogamos.

Ganhava ponto quem tirava a carta de maior valor. (Victor e Gabriel Justo).

Nós, alunos do 1º ano quando participamos dos jogos nas aulas de matemática seguimos regras, trabalhamos em grupo, ouvimos as opiniões dos amigos, precisamos nos concentrar e colaborar para fazer as atividades e o melhor de tudo é que aprendemos brincando.


É a educação para a vida, resolvendo problemas e envolvendo a convivência.

Nenhum comentário: