terça-feira, 7 de julho de 2009

Rapto de criança por ciganos, no Brasil, em 1952.




Rapto de criança por ciganos, no Brasil, em 1952.


Lema dos ciganos:


"O Céu é meu teto;

a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião",


Desde 1952 fiquei com estas imagens, ainda vivas na minha mente.


Um casal de ciganos, aportaram com sua carroça no rancho da casa de meus pais e ficava feliz em vê-los trabalhando na fabricação artesanal de panelas, figideiras e peças correlatas de cobre.


O fogo, as batidas do martelo moldando o metal atraiam a minha atenção para esta atividade laboral. Não me lembro do nome deste casal e nem do nome da criança que acompanhava este casal de ciganos. Lembro-me que ele os chavamam de pai e mãe.

O meio de locomoção, a casa e todos os pertences deste casal de cigano ficavam inseridos na carroça que era conduzida por dois cavalos amestrados e que serviam também de montaria.


Minha mãe, era professora, funcionária pública estadual, 32 anos e meu pai, delegado de polícia, 35 anos, ambos residiam, com seus filhos, na localidade de Benedito Novo, pertencendo,naquele tempo, ao muncípio de Rodeio.


O município de Benedito Novo localiza-se no médio Vale do Itajaí, microrregião de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, nos contrafortes da Serra do Mar e ao longo da Bacia do Rio Benedito, afluente do Rio Itajaí-Açú a uma altitude de 130 metros da sede. Está a aproximadamente, 40 km de Blumenau, 100 km do litoral e 180 km da capital Florianópolis.


Situa-se a oeste de Greenwich com latitude 26º78’3’’ S e longitude 49º36’4’’ W.Lorival e Liene eram meus irmãos que jáestudavam no Grupo escolar Teófilo Nolasco de Almeida, aproximadamente a uns 800 metros de nossa casa.


Muitas vezes, mesmo eu não tendo idade escolar, com meu triciclo (bicicleta infantil) fugia da empregada Elvira e ia assistir as aulas que a professora Jurema, minha mãe, ministrava para seus alunos no primeiro ano do ensino primário no estabelecimento escolar.


Certo dia, neste periodo, após o meio-dia, quando minha mãe veio almoçar em casa, após o término das aulas matutinas, notou que os ciganos tinham se retirado do rancho, cedido para que eles se instalassem, temporariamente.


Como era habitual, me chamou para almoçar. Após, não tendo me encontrado, pediu para a Elvira, nossa ajudante domiciliar, me procurar.


Ela, aos gritos, chamava pelo meu nome. Foi até as margens do rio Benedito, que ficava aos fundos da casa e nada de me encontrar.


Apavoradas e tristonhas, Jurema e Elvira choravame chamavam alto pelo meu nome.


Gritavam:

Laércio! ... Laércio! ... Laércio!


E nada de me encontrar.


Não respondia a seus apelos insanos epreocupados.


Neste momento, passava pela rua um senhor, moradorpróximo da nossa casa e preocupado com os gritos e apelos femininos se dirigiu a minha mãe:


- Professora Jurema, o que aconteceu?


- Qual o motivo destes gritos e de tanto choro?


Ela rapidamente, esclareceu o que tinha acontecido.


Falou do meu desaparecimento. Explicou que os ciganos tambémtinham sumido e ninguém sabia de seu paradeiro.


Ele então falou para a minha mãe que euestava com os referidos ciganos, pois ele tinha me visto em cima da carroça com outro menino e acreditava que não deveria estar muito longe, pois nem faziauma hora que ele tinha observado a carroça se dirigir na direção de Timbó, localidade vizinha a alguns quilometros deBenedito Novo.


Minha mãe, prontamente entrou em contacto com o meu pai, que era o delegado,na Delegacia de Polícia. E agora sei, que o meu passeio com os ciganos foi curto, pois o meu pai me buscou,com uma bela limonise preta de um comerciante, amigo do delegado e da professora.


Lembro-me ainda, de um diálogo daminha mãe com o meu pai:


- "Agostinho, que situação embaraçosa, um filho de delegado e de professora raptado por ciganos, hein!

Que falta de cuidado que temosem educar nossos filhos.


Bem que eu te avisei que não queria estranhos em nossa propriedade."


- É Jurema, sou delegado, servi o exército brasileiro e sei dos meus direitos e de minhas obrigações.


Por isto, nosso filho está aqui, alegre e feliz, pois fez amizade com os ciganos epasseou de carroça e ganhou muitos doces da cigana.


Só que eu já lhe disse que jamais deverá aceitar passear com pessoas que não sejam da família.-


É, Agostinho, por sorte,estes ciganos se locomovem de carroça,pois se tivessem carro, possivelmente nosso filho, agora, já teria outra família.


- Sim, Jurema, pode até ser verdadeestas tuas palavras, mas se fossemciganos ricos, não estariam aqui, neste local,pedindo pousada.Estariam em cidades maiores e em capitais.


- Pois é, Agostinho, que nos sirva isto de lição,e jamais se repita este maléfico impasse.


"Tenho certeza, hoje, que esta família de ciganos perdeu um novo integrante que possivelmente seria ampliada com outras crianças raptadas de famílias de outras localidades."


========================================================


There are more things in heaven and earth, Horatio,Then are dreamt of your philosophy.Shakespeare, Hamlet, Ato I.


Há no céu e na terra, Horácio, bem mais coisas do que sonhou jamais vossa filosofia.


Notas explicativas:


O Povo Cigano é guardião da LIBERDADE.


Seu grande lema é: "O Céu é meu teto;a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião",traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre doscondicionamentos das pessoas normais geralmente cerceadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas.


A vida é uma grande estrada, a alma é uma pequena carroça e a Divindade é o Carroceiro.


13 de maio, 2002 -


Após 428 anos o governo brasileiro reconhece que os ciganos merecem respeito, são cidadãos.O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH II) nclui (graças aos esforços da Associação de Preservação da Cultura Cigana, no Paraná), pequeno texto sobre este povo.


Vamos citar os tópicos relativos a eles para que não se esqueçam: Ciganos


259. Promover e proteger os direitos humanos e liberdades fundamentais dos ciganos.


260. Apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre a história,cultura e tradições da comunidade cigana.


261. Apoiar projetos educativos que levem em consideração as necessidades especiais das crianças e adolescentes ciganos, bem como estimular a revisão de documentos, dicionários e livros escolares que contenham estereótipos depreciativoscom respeito aos ciganos.


262. Apoiar a realização de estudos para a criação de cooperativas de trabalho para ciganos.


263. Estimular e apoiar as municipalidades nas quais se identifica a presença de comunidades ciganas com vistas ao estabelecimento de áreas de acampamento dotadas de infra-estrutura e condições necessárias.


264. Sensibilizar as comunidades ciganas para a necessidade de realizar o registro de nascimento dos filhos, assim como apoiar medidas destinadasa garantir o direito de registro de nascimento gratuitopara as crianças ciganas.

Movimentos migratórios dos ciganos na Europa entre os séculos XII e XVI.25 de junho, 2006 — É criado o dia do cigano no Brasil, a ser festejado em 24 de maio, dia de Santa Sara,a padroeira dos ciganos.



Beckhauser

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: