quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Santa Missa encerra visita das relíquias de Dom Bosco na Canção Nova

Relíquias de Dom Bosco



Santa Missa encerra visita das relíquias de Dom Bosco na Canção Nova

A urna com as relíquias de Dom Bosco – fundador dos salesianos – deixou hoje de manhã a sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), rumo à capital paulista. A despedida foi selada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Wagner Ferreira, e contou com a presença dos cofundadores da comunidade católica, Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim (Eto).



:: Saiba o que é uma relíquia



A visita do objeto sagrado faz parte da peregrinação mundial das relíquias do santo italiano. Até dezembro de 2014, a urna percorrerá diferentes países do mundo com o objetivo de comemorar os 150 anos de fundação da Família Salesiana - que é festejada no mês de dezembro -, assim como preparar a celebração dos 200 anos de nascimento de seu fundador (1815). A iniciativa começou no dia 25 de abril do ano passado, em Turim, na Itália.


A urna chegou à Canção Nova ontem, no dia do aniversário sacerdotal de 45 anos do fundador da comunidade católica, monsenhor Jonas Abib. O sacerdote ordenou-se na Ordem dos Salesianos em 1964, aos 28 anos. Desde o nascimento, quando foi consagrado ao santo italiano, e mais tarde quando tinha 13 anos, ao ingressar no seminário, monsenhor tem tido uma forte ligação com a congregação fundada por Dom Bosco.



:: Conheça a história de monsenhor Jonas Abib

Na homília da Celebração Eucarística, padre Wagner destacou a importância do modelo de educação implantado pelo fundador dos salesianos a fim de atrair os jovens para a Igreja. O sacerdote enfatizou novamente, como fez na celebração de acolhida ontem, que o santo italiano “se fez pequeno para os pequenos”, por isso conseguiu atingir o seu objetivo de evangelização.

:: Leia a homília na íntegra

“Dom Bosco promovia brincadeiras nos seus oratórios para atrair os jovens. Depois, no momento oportuno, os catequizava. Ele não fazia do jeito dele, mas se fazia criança para conseguir falar com elas. Ele jogava futebol, aprendeu algumas artes do circo, tudo para aperfeiçoar-se e evangelizar melhor”, explicou o presidente da celebração.



O sacerdote destacou ainda que essa pedagogia para trabalhar com a juventude é a mais sensata, pois quando o adulto tenta “enquadrar os jovens na Igreja do modo deles”, eles não se sentem motivados visto que acham “chata e rotineira a vida cristã”.



“Dom Bosco foi muito inteligente. Ele estabelecia um relacionamento de confiança com os jovens, atraindo-os para a Igreja com coisas que eles gostavam. Depois, falava de Deus de uma forma dinâmica. Isso é evangelizar”, declarou.



Para finalizar a celebração, padre Wagner pediu a bênção e a intercessão de Dom Bosco para todos os catequistas e educadores que trabalham com o público juvenil. Luzia e Eto se aproximaram da urna com as relíquias do santo e fizeram a última oração.



A urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi confeccionada em alumínio, bronze e cristal. Ela contém uma escultura do santo, uma réplica de seu corpo incorrupto, que repousa na Basílica Maria Auxiliadora, na cidade de Turim, norte da Itália, assim como sua mão direita.



Confira os próximos locais que a urna vai visitar no estado de São Paulo:







9 de dezembro – São Paulo

Obra Social Dom Bosco

Rua Álvaro de Mendonça, 456



10 de dezembro – São Carlos

Salesianos São Carlos

Rua Padre Teixeira, 3.649



11 de dezembro – Piracicaba

Colégio Salesiano Dom Bosco

Rua Alfredo Guedes, Cidade Alta, 1.199



12 de dezembro – Americana

Colégio Salesiano Dom Bosco

Rua Dom Bosco, 100



13 de dezembro – Sorocaba

Colégio Salesiano São José

Rua Gustavo Teixeira, 411



14 de dezembro – Campinas

Obra Social São João Bosco

Rua Daniel de Godói Pereira, 42



16 de dezembro – Campinas

Escola Salesiana São José

Avenida Almeida Garret, 267



17 de dezembro – Campinas

Liceu Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Rezende, 330



18 de dezembro – São Paulo

Paróquia Dom Bosco

Rua Cerro Corá, 2.101, Alto da Lapa

Fonte:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?tit=Santa%20Missa%20encerra%20visita%20das%20rel�quias%20de%20Dom%20Bosco%20na%20Can��o%20Nova&cod=2377&sob=6654

Nenhum comentário: