domingo, 13 de dezembro de 2009

Relíquia de Dom Bosco em Piracicaba - Americana - e São Carlos em SP


Noviços salesianos em Piracicaba - SP



Publicada em 12/12/2009


Cidade

Relíquia de Dom Bosco



Momento de graça e fé A urna com as relíquias do fundador da Congregação Salesiana fica até hoje, às 12h30, no Dom Bosco






ANA CRISTINA ANDRADE

Da Gazeta de Piracicaba

ana.andrade@gazetadepiracicaba.com.br



Os salesianos vivem desde ontem um acontecimento de fé, devoção e emoção. Chegou ontem de manhã, dentro de um furgão adaptado com sistema hidráulico em seu interior, a urna com as relíquias de Dom Bosco, que vai percorrer mais de 100 países em comemoração aos 150 anos da Congregação dos Salesianos.



Neste sábado, das 8h30 às 9h30, haverá celebração com as pastorais da Paróquia Bom Jesus e Família Salesiana; das 10 às 11 horas acontece a celebração com Salesianos e colaboradores das presenças salesianas de Piracicaba; às 11h30 será o encerramento e por volta das 12 horas a urna deverá seguir para Americana. A visitação é aberta ao público.



A urna, que pesa 530 quilos, foi construída em alumínio, bronze e cristal. Incluindo a base, ela mede pouco mais de dois metros de largura por 1,32 metro de altura. A imagem de Dom Bosco colocada em seu interior é semelhante àquela que se encontra na urna original conservada na Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, na Itália.



Para retirá-la do furgão, foi necessário acionar o sistema hidráulico e cerca de oito pessoas manejaram o carrinho que sustenta a base da urna, para que ela pudesse chegar ao ginásio.



Para o padre José Ailton Trindade, diretor do Colégio Cidade Alta, Assumpção e Faculdade Dom Bosco, "a vinda de Dom Bosco para Piracicaba dá o sentido de que ele se faz presente com seu corpo, como se fosse a presença viva dele, que sonhava ser missionário, correr o mundo, mas não foi concretizado".



Luiz Stella, há 30 anos dando aulas no colégio, avaliou o momento como "a visita do Pai à sua casa, uma vez que todos nós educadores fizemos nosso trabalho sobre as orientações de Dom Bosco. É um momento único que a gente pode compartilhar". A esposa de Stella, Vera Lúcia, disse: "é uma emoção, uma parte da minha vida entre salesianos e a presença viva de Dom Bosco".



PRECIOSIDADE. A base da urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares nos quais foram gravadas as datas relacionadas ao bicentenário de Dom Bosco: 1815 - 2015.



Os pilares laterais são decorados com ladrilhos retangulares, que representam rostos de jovens dos cinco continentes.




Os escudo da Congregação Salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco adotou ´"Da mihi animas, caetera tolle" - "Dai-me almas, ficai com o resto" -, completam a sua decoração.



SERVIÇO. O colégio Dom Bosco Cidade Alta fica na rua Alfredo Guedes, 1.199, Bairro Alto.



Peregrinação começou no Chile



A peregrinação internacional da urna de Dom Bosco começou no Chile, em junho deste ano, passou para a Argentina, Uruguai e Paraguai. Deste último país veio para o Brasil. No Estado de São Paulo permanecerá até 19 de dezembro, quando parte para Belo Horizonte ficando de 20 de dezembro a 5 de janeiro.



As próximas visitas serão em Campo Grande, Recife e Manaus (28 de fevereiro).



De Manaus segue para a Venezuela e demais países da América. Depois vai para Ásia, Europa, África e Oriente Médio, concluindo a peregrinação mundial e Turim, Itália, em 31 de janeiro de 2014.



Dom Bosco nasceu na roça e, vindo para cidade estudar, para se sustentar, aprendeu os ofícios de garçom, sapateiro, tipógrafo, alfaiate e ferreiro. Quando se tornou padre, passou a ensinar aos meninos vindos da roça as profissões e ofícios da cidade.



Tinha bem claro para si: "o Senhor nos colocou neste mundo para os outros". Dom Bosco ficou conhecido como o 'gigante da caridade'.
====
Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009, 15h36


Urna de Dom Bosco completa 9º dia em São Paulo



Da Redação, com Salesianos



Salesianos

Noviços salesianos apresentam cena da vida de Dom Bosco em São Carlos (SP).




A visita da urna com as relíquias de Dom Bosco completa seu nono dia na Inspetoria Salesiana de São Paulo. Nesta sexta-feira, 11, ela se encontra no Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba, onde foi acolhida, na manhã de hoje pelo alunos do colégio.



Durante o dia, a comunidade escolar participa de celebrações e momentos de oração e visitação à urna. Às 19h30, acontece a Missa em ação de graças pela presença das relíquias na cidade e, às 21h, tem início a vigília da juventude. Amanhã, 12, a urna se dirige para a obra social dos salesianos da cidade e a despedida está prevista para às 11h30, com a presença de lideranças da comunidade paroquial e juventude.



Depois de Piracicaba, a peregrinação segue para Americana, onde o Bispo Diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, celebra a Santa Missa, às 15h, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova.

Nesta quinta-feira, 10, a urna esteve na cidade de São Carlos, no Espaço Cultural e Esportivo do Salesianos, onde aconteceram atividades como apresentação teatral sobre a vida de Dom Bosco, de danças e do Coral Multicanto e da Orquestra Juvenil da Universidade Federal de São Carlos, visitação pública, Missas para a juventude e a solene presidida pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado.




Confira a programação da visita da urna em Americana



14h30 – Chegada da urna com as relíquias de Dom Bosco

15h – Missa com Dom Vilson

16h30 – Visitação à urna

20h – Missa

21h30 – Caminhada da Luz

23h30 – Chegada da caminhada e início da vigília juvenil.

0h – Cristoteca

02h – Divisão dos grupos

02h30 – Tendas de Santidade

03h30 – Momento mariano

04h10 – Caminhada para a igreja

04h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento

06h – Missa de encerramento da vigília


09h – Missa de despedida da urna e em ação de graças pelos 50 anos da Paróquia Dom Bosco.
===

Referência no atendimento à criança e ao adolescente, São Carlos acolhe Dom Bosco



Localizada à 233 km da capital paulista, São Carlos é uma das casas mais distantes da sede da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Dentro e fora do Estado de São Paulo, é uma referência no trabalho com as crianças e adolescentes: a presença salesiana, junto com o poder público e a sociedade civil, articulou a criação do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que praticamente zerou a taxa de reincidência criminal dos adolescentes naquela cidade.



São Carlos recebeu a visita das relíquias de Dom Bosco no dia 10/12. Perto de 300 pessoas aguardavam a urna na entrada da cidade, que chegou por volta das 12h30. Eram crianças e jovens, salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos Cooperadores e devotos de Dom Bosco. Uma carreata festiva levou a urna para a sede do Salesianos São Carlos, onde foi acolhida por cerca de 900 pessoas.



No Espaço Cultural e Esportivo do Salesianos São Carlos, teve início um Ato Solene, iniciado com uma oração conduzida pelo P. Agnaldo Soares de Lima. Em seguida, houve uma representação teatral sobre a vida de Dom Bosco e apresentações de dança dos alunos. Para finalizar a sessão, colaboradores da obra salesiana foram presenteados com estatuetas de Dom Bosco.



O Espaço Cultural ficou aberto para visitação pública da urna até as 15h30, quando a urna seguiu em direção à catedral da cidade, onde ocorreu uma missa solene presidida pelo bispo diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, seguida de apresentação do Coral Multicanto e da Orquestra Juvenil da Universidade Federal de São Carlos.



P. Agnaldo abre a visita das relíquias

P. Agnaldo abre a visita das relíquias



Noviços salesianos apresentam cena da vida de Dom Bosco

Noviços salesianos apresentam cena da vida de Dom Bosco



Apresentação de dança na sessão de abertura

Apresentação de dança na sessão de abertura





Colaboradores são homenageados na sessão de abertura da visita

Colaboradores são homenageados na sessão de abertura da visita



Jovens da AJS de São Carlos, Araras e Ribeirão Preto participam da celebração na catedral de São Carlos

Jovens da AJS de São Carlos, Araras e Ribeirão Preto participam da celebração na catedral de São Carlos



P. Alexandre preside a missa da juventude na Catedral da cidade

P. Alexandre preside a missa da juventude na Catedral da cidade







Por volta das 19h00, teve início a Missa da Juventude, presidida pelo P. Alexandre Luís de Oliveira, com a presença dos jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de São Carlos e das obras das FMA de Ribeirão Preto e Araras, além de jovens de diversos movimentos da cidade. Após a celebração, grupos de dança e bandas jovens da diocese se apresentaram. Depois, cerca de 300 jovens continuaram em vigília até 24h00.



A visita encerrou-se com uma missa na manhã de 11/12, presidida pelo P. Gilberto Luiz Pierobom. Em seguida, as relíquias de Dom Bosco seguiram para a cidade de Piracicaba. Os organizadores estimam que aproximadamente 5 mil pessoas estiveram presentes no Espaço Cultural ou na catedral da cidade de São Carlos.

11 de dezembro de 2009
Tags: notícias, Paulista

Deixe seu comentário

São Pedro colaborou e 7 mil pessoas vão ver Dom Bosco em Itaquera



No dia 09/12, um dia depois da forte e insistente chuva que tinha caído sobre toda São Paulo, provocando muitos pontos de alagamento e um imenso congestionamento na cidade, o tempo firmou e a passagem das relíquias pela Obra Social Dom Bosco, no bairro de Itaquera, Zona Leste da capital paulista, transcorreu sem problemas.

No final da Rodovia Ayrton Senna, que liga a capital ao Vale do Paraíba, a urna foi recebida por representantes da presença salesiana. Colocada sobre um caminhão aberto, seguiu com o apoio da Polícia Militar pela Avenida Jacu-Pêssego, num percurso de aproximadamente 10 km, até a sede da obra social.

As relíquias foram recebidas com fogos de artifício, ao som da Fanfarra do Dom Bosco de Itaquera. Aproximadamente 3 mil pessoas participaram da celebração de acolhida, que contou com homenagens de educandos dos vários núcleos que compõem a obra.

Perto de 7 mil pessoas estiveram presentes ao longo do dia, nos diversos momentos promovidos para a visitação, entre eles representantes das empresas parceiras e do comércio local, além de autoridades como o prefeito Gilberto Kassab e o ex-governador Geraldo Alckmin. Além disso, se fez presente a obra social salesiana da Paróquia Santa Luzia, também na Zona Leste da capital, e as Irmãs da Caridade de Jesus (antes conhecidas como Irmãs da Caridade de Miyasaki), congregação que pertence oficialmente à Família Salesiana.

Às 20h00 foi celebrada uma missa solene. A celebração eucarística foi presidida pelo salesiano Dom Fernando Legal, bispo emérito da diocese de São Miguel Paulista, à qual pertence a obra de Itaquera. Padres não salesianos de outras paróquias da diocese de São Miguel Paulista e também da diocese vizinha de Mogi das Cruzes vieram concelebrar.

Após a celebração, que contou com a participação de umas 2 mil pessoas, houve apresentação da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera, mantida pela obra social, e show da banda Aeternum Dei, da Canção Nova. Em seguida, mesmo sendo no meio da semana, perto de 50 pessoas – em sua maioria, jovens – permaneceram a noite toda em vigília.

Na manhã do dia 10/12, depois da celebração de encerramento da visita, a urna partiu por volta das 8h00 em direção à cidade de São Carlos, no interior do Estado.

Nenhum comentário: