sábado, 30 de janeiro de 2010

Urna com relíquias de Dom Bosco chega a região Nordeste do país

Urna com relíquias de Dom Bosco chega a região Nordeste do país


Publicado 2010/01/22

Autor: Gaudium Press

Secção: Brasil



Aracaju (Sexta, 22-01-2010, Gaudium Press) A urna que contém as relíquias de Dom Bosco, que antes de chegar ao Brasil passou por diversos países sul-americanos, vai dar início a sua peregrinação pela região Nordeste do país.



Nesta sexta-feira, 22, a urna está em Aracaju, capital de Sergipe, e deverá ficar em exposição para a visitação dos fiéis na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A urna segue, ainda hoje, para a cidade de Penedo, no interior de Sergipe. E amanhã, 23, será transferida para Maceió (AL).



Ontem, 21, as relíquias chegaram na primeira cidade da peregrinação nordestina: em Salvador, na Bahia, onde a urna foi recebida com queima de fogos e uma carreata até o Colégio Salesiano. Os fiéis participaram de Missas e momentos de orações ao lado da urna e, à noite, aconteceu uma vigília no local até a manhã desta sexta-feira, quando a urna foi transferida para Aracaju.



O relicário deve passar também pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A urna fica no Brasil até o dia 28 de fevereiro, quando então segue para Caracas, capital da Venezuela.



O trajeto das relíquias teve início em julho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015). A peregrinação será realizada por 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.



A urna traz as datas relativas ao bicentenário gravadas, o escudo da congregação salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco tomou para si: "Da mihi animas, coetera tolle" (Dai-me almas, ficai com o resto). Os pilares da urna são adornados com ladrilhos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.



A programação completa da peregrinação das relíquias de Dom Bosco no Brasil está disponível no site www.dombosconobrasil.com.br



Dom Bosco



Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos "Becchi",no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.



Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e em 1869 fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.



Dom Bosco é um santo considerado um patrimônio da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.

Nenhum comentário: