quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dom Bosco em Barra do Garças, no Mato Grosso.


Diário de Viagem - Notícias de Belo Horizonte


Escrito por Adriano Souza

Quarta, 06 de Janeiro de 2010






Braço e mão direita do santo estão guardados em urna de madeira que simula corpo do italiano. No Brasil, 100 cidades recebem a imagem peregrina




A imagem de Dom Bosco, com relíquias do santo, chegou ontem em Goiânia para permanência de dois dias. A próxima parada da Excursão Dom Bosco é Barra do Garças, no Mato Grosso. As relíquias, braço e mão direita, estão dentro de uma imagem de madeira. Em clima de muita fé, os católicos esperaram pela imagem, que veio de Silvânia, no Centro Pastoral Dom Fernando, no Parque das Amendoeiras, e seguiu em cortejo até a Paróquia São João Bosco, no Setor Oeste.






O padre Pedro Sottani disse que a presença das relíquias de Dom Bosco é um acontecimento único para os católicos. “Igreja tem esse evento como o sinal visível da presença de Dom Bosco entre nós. Segundo o padre, Dom Bosco foi um homem que trabalhou incansavelmente pela igreja e pela sociedade. “Ele morreu trabalhando muito, principalmente pela juventude. Tinha um lema: bons cristãos, honestos cidadãos.” Padre Pedro destaca a dedicação de Dom Bosco à educação. “Até hoje, nós, que seguimos seus ensinamentos, trabalhamos pela educação formal e para o trabalho. Os jovens que passam pelas escolas salesianas recebem formação para a cidadania. Agimos antes que eles caiam na marginalidade.”






Bispo emérito de Uruaçu, Dom José Chaves lembrou que Dom Bosco sempre se dedicou às crianças pobres. “Ele teve um sonho muito revelador. Sonhou que estava cercado de meninos que o ameaçavam, isso quando tinha 10 anos de idade. Tentou reagir com violência. Deus lhe disse em sonho que não é pela força que se resolve as coisas, mas com amor e amizade.”





Hoje, segundo o bispo, os religiosos salesianos, que seguem Dom Bosco, estão em 130 países, cuidando dos meninos em situação de risco e oferecendo ensino formal de boa qualidade. “É uma grande honra, uma felicidade receber as relíquias de Dom Bosco em Goiânia.”






Para a advogada Cláudia Maria Bandeira, devota de São João Bosco e frequentadora da igreja dedicada ao santo em Goiânia, a passagem das relíquias por Goiânia avivou a fé dos católicos. “Hoje (ontem) é um dia de muita alegria para nós. Me sinto muito bem participando desse dia tão especial.”

Dom Bosco, cujo nome em italiano era Giovanni Melchior Bosco, nasceu em 1815. Em 1841, foi ordenado padre. Padre Pedro Sottani diz que o santo morreu, em 1888, exaurido de tanto trabalhar. “Ele foi um homem muito pobre e se dedicou a ajudar a vida inteira.”






A imagem objeto de veneração pelos católicos veio de Turin, na Itália. A Excursão de Dom Bosco continua até 2015, ano do centenário de nascimento do religioso. A equipe da viagem, formada por congregados salesianos, passa pela Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. O projeto de peregrinação das relíquias de Dom Bosco foi idealizado pelo padre Pascual Chávez Villanueva, 9º sucessor de Dom Bosco e reitor-mor dos salesianos. No Brasil, a imagem de Dom Bosco vai passar por 100 cidades.

Ivair Lima



Fonte:



http://www.dm.com.br/materias/show/t/catolicos_recebem_com_fe_as_relquias_de_dom_bosco


Nenhum comentário: