terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Fiéis recebem restos mortais de Dom Bosco em Goiânia
Fiéis recebem restos mortais de Dom Bosco em Goiânia
05 de janeiro de 2010 • 13h30 • atualizado às 13h32 Comentários
10
Notícia
Entre as relíquias está um boneco de cera de Dom Bosco
05 de janeiro de 2010
Foto: Márcio Leijoto/Especial para Terra
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Márcio Leijoto
Direto de Goiânia
Fiéis de Goiânia receberam na manhã desta terça-feira a urna com relíquias do religioso Giovanni Melchior Bosco (1815-1888), o Dom Bosco. Os restos mortais do santo ficam na cidade até amanhã de manhã, quando segue para Barra do Garças (MT), em sua passagem brasileira da peregrinação internacional que começou em julho deste ano. Os católicos comemoram os 150 anos da criação da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (a ordem dos Salesianos). A urna deve percorrer 130 países até 2015, quando se comemora os 200 anos do nascimento de Dom Bosco.
A urna contém uma réplica do corpo de Dom Bosco em cera, vestida com as roupas do religioso. Também é conservada na urna a mão dele. A peregrinação deixou Turim em julho e já passou por quatro países da América do Sul antes de chegar no Brasil em novembro. Passou por cidades do Sul e do Sudeste do País, antes de ir para Brasília, Silvânia (GO) e, agora, Goiânia.
O caminhão com a urna, que pesa 530 kg, chegou no Cento Pastoral Dom Fernando, no Jardim das Aroeiras, região leste de Goiânia, por volta de 9h30. Recebeu uma benção de dom José Chaves, bispo de Uruaçu (GO), e seguiu em carreata até a Paróquia São João Bosco, no Setor Oeste, passando pelo centro da capital e pela Catedral da Arquidiocese de Goiânia.
Serão realizadas três missas: uma já realizada nesta manhã, outra à noite, às 19h, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, e a última na manhã de quarta-feira, antes de a urna ir embora. A expectativa é que mais de 5 mil fiéis vejam a urna na capital. Todos poderão tocar a relíquia.
A dona de casa Maria Auxiliadora, 58 anos, que acompanhou a primeira missa, diz que sempre foi uma admiradora dos trabalhos de Dom Bosco e se sente emocionada ao ver a urna de perto. "É a comprovação de que houve sim um homem santo preocupado com nossas crianças e adolescentes. Deixa a gente mais motivado a ajudar os outros. Acho que é alguém que todo mundo tem de admirar e seguir", disse.
O padre Pedro Sottani, pároquo da São João Bosco, diz que a passagem da urna por Goiânia vai reavivar nos fiéis o carisma do santo. "Ele é um modelo para a sociedade. Desenvolveu um belo trabalho com os jovens, dedicou sua vida para salvar a juventude através da educação", disse.
Biografia
Dom Bosco nasceu em Turim, na Itália. Foi ordenado padre em 1841. Além da criação da Ordem Salesiana, fundou a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Ele é conhecido pelos sonhos premonitórios que teria desde os nove anos de idade. Algumas pessoas acreditam que ele previu a criação de Brasília (DF), ao falar de um sonho de uma sociedade criada entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério sul.
Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4187639-EI8139,00-Fieis+recebem+restos+mortais+de+Dom+Bosco+em+Goiania.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário