quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Salesianos nos detalhes - Ascurra 20 de setembro de 2009






Salesianos nos detalhes.

Estava fotografando alguns detalhes arquitetônicos do Colégio São Paulo de Ascurra, Santa Catarina.

No encontro de 20/set/2009, enquanto os ex-alunos e salesianos se dirigiam para a capela (celebração litúrgica) , eu estava na parte frontal da imponente entrada do Colégio São Paulo encontrei um ex-seminarista, ex-professor do Colégio São Paulo, o Sr. Carlos Pedro Vota, acompanhado de sua mulher, atualmente moradores e empresários na cidade catarinense de Joinville, atuando no ramo gráfico.

Ao olhar o ajardinamento da frente do colégio, com muitas palmeiras (Archontophoenix Alexandrae) majestosas e imponentes rodeadas de árvores gigantescas, Carlos Pedro Vota falou:

a maioria destas árvores e deste ajardinamento fui eu que coordenei e plantei quando dava aula, há anos atrás, neste colégio.
Quantas saudades do tempo que por aqui passei!
Lembrei-me neste momento da frase latina de Cícero:
O tempora! O Mores!...
E da frase francesa:
Autres temps, autres moeurs!
E da frase em alemão:
Alles zu seiner Zeit!
E no final, da frase italiana:
Piano, piano se va a lontano!

====================================================================================
Neste dia 20 de Setembro de 2009 foi realizado o Encontro Anual dos Ex-alunos(as) de Dom Bosco em Ascurra. Nesta ocasião encontramos nossos velhos companheiros, companheiras e familiares e fizemos novas amizades fortalacidas pelo espírito salesiano de Dom Bosco.
Esta foi mais uma festa. Uma celebração. Uma grande festa de congraçamento que é o elemento basilar da nossa união e esperança por uma vida melhor e mais produtiva.

Em Ascurra, com o apoio do Pe. Décio Bona fortalecemos, anualmente, nossa organização, mediante contato e troca de experiências com os membros de Uniões Locais de várias partes do Brasil.


Sentimos a falta do Ivo Fachini de Florianópolis - SC, neste evento de 2009, pois ele é um grande incentivador e participante nos eventos em Ascurra.
Ele mandou por e-mail esta mensagem:
Olá, boa noite Laércio. Muito obrigado pela belíssima montagem de fotos do evento de Ascurra,
vou ver agora o video. Desta vez não pude ir, mas continuaremos indo nas próximas. Que bom
ver tanta gente num belo encontro em dia ensolarado como foi. Grande abraço. Ivo Fachini.

Em outra ocasião Ivo Fachini assim escreveu:

É sempre uma emoção renovada voltar a caminhar sob as árvores que plantamos. É sempre uma felicidade nos abrigarmos nos corredores com seus arcos e suas colunas. matar a saudade, ouvir as diretrizes da ação salesiana e partir para o nosso trabalho, levando sempre em frente os ideais de Dom Bosco.

Nenhum comentário: