segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mensagem do P. Pascual Chávez Villanueva Reitor-Mor

4 de abril de 2010,
Solenidade da Páscoa do Senhor

Carta do Reitor-Mor
Caríssimos irmãos e amigos das missões salesianas,
cumprimento-os com o coração cheio de alegria na celebração da solenidade da Páscoa do Senhor, a festa por excelência da humanidade, porque representa um hino à vida com a vitória sobre a morte, a festa das festas na Igreja, que nasce justamente da Ressurreição para ser sua testemunha diante do mundo, a festa por antonomásia na Congregação e na Família Salesiana, chamada a levar os jovens, especialmente os mais pobres e carentes, à plenitude de vida em Cristo.

Neste contexto pascal, fico contente por apresentar-lhes um tema missionário a propor a toda a Congregação em 2011, quando ocorre o 125º aniversário do quinto sonho missionário – o último – tido por Dom Bosco em Barcelona (Espanha). A principal finalidade desta iniciativa é dar um forte impulso ao voluntariado missionário salesiano em todas as nossas Inspetorias. A atenção volta-se ao continente americano, onde surgiram algumas experiências muito significativas de voluntariado, que envolvem milhares de jovens há quarenta anos. Em Valdocco, no último domingo de setembro, na Expedição Missionária que realizamos todos os anos, vemos ao lado dos religiosos também numerosos jovens que testemunham o dom gratuito da própria vida e do próprio tempo pela missão salesiana como voluntários.
A Jornada Missionária Salesiana de 2011, que terá como lema "Voluntários para proclamar o Evangelho", apresenta-nos um tema muito significativo, um argumento pensado expressamente para o voluntariado missionário salesiano. No DVD que acompanhará esta carta, encontrarão algumas experiências de três Inspetorias da América, que nos mostram o protagonismo dos jovens confirmado há anos.
Eis algumas motivações que nos levaram a escolher este tema:
1. Retornar a Dom Bosco, significa também descobrir as dinâmicas mais importantes do Sistema Preventivo, aquela dos grupos apostólicos surgidos no Oratório de Valdocco. Depois de 150 anos, essas dinâmicas estão presentes, embora de maneira diversa, nas várias experiências dos grupos juvenis; elas são, em seu conjunto, uma forte experiência de voluntariado missionário, que se desenvolveu especialmente nos últimos anos. A cada ano, centenas de jovens voluntários, provenientes dos nossos ambientes, são enviadas a realizar uma missão de grande afinco. No voluntariado, encontramos a expressão mais autêntica dos jovens enviados a evangelizar, encontramos um sério caminho de fé, uma expressão visível da espiritualidade juvenil salesiana.
2. Queremos responder aos sinais dos tempos, como se exprime o "Projeto do Sexênio 2008-2014": "Favorecer o desenvolvimento do voluntariado com clara identidade salesiana, dando atenção especial à formação" (seção PJ 4.2); também, "Acompanhar o desenvolvimento do Voluntariado Missionário – para favorecer o surgimento de grupos missionários, fazer circular experiências de voluntariado juvenil e ajudar a saída vocacional" (seção Missões 2.1.3). Os delegados do último CG26 testemunharam um forte desejo e empenho para incrementar experiências de voluntariado missionário em nossas Inspetorias. Podemos encontrar o tema sublinhado também pelas entidades internacionais como a ONU (Jornada Mundial do Voluntariado de 2001) e a União Europeia para o Ano do Voluntariado 2011.
3. O continente americano foi escolhido justamente por ter sido o primeiro a desenvolver itinerários de formação e acompanhamento do voluntariado explicitamente missionário. Algumas Inspetorias oferecem-nos uma rica tradição do voluntariado, da qual podem haurir as Inspetorias que estão a iniciar essa experiência. Além disso, o tema da JMS 2011 tem muita sintonia com a Estreia de 2010, mediante a mesma dimensão evangelizadora e vocacional. Enfim, gostaríamos de oferecer a toda a Congregação e Família Salesiana uma rica experiência através de vídeos e material formativo produzido nas várias Inspetorias, sobretudo as americanas.

Caríssimos, encorajo-os a acolher o meu convite para contribuir no crescimento do voluntariado pela causa do Evangelho e do protagonismo juvenil na missão salesiana. Agradeço-lhes pela generosidade e solidariedade.
Com afeto, em Cristo Crucificado e Ressuscitado.
P. Pascual Chávez Villanueva
Reitor-Mor

Nenhum comentário: