sábado, 29 de agosto de 2009
Cidades Históricas de MINAS GERAIS - Brasil
Cidades Históricas MG -
Introdução
As cidades históricas de Minas Gerais surgiram durante o período de 1700 à 1800, a época dourada do Brasil. Em apenas um século, 1200 toneladas de ouro e três milhões de quilates de diamantes foram extraídas na região das minas.
Os colonos portugueses, restritos ao litoral brasileiro, não encontram riquezas em quantidades como acontecia nas colônias espanholas. A esperança era se afastar do litoral, penetrando no interior do país. A primeira expedição a se adentrar com sucesso pelo interior desconhecido, na busca por ouro e pedras preciosas, foi liderada por Fernão Dias Paes leme, no final do século XVII. Consta que Fernão Dias morreu acreditando ter encontrado esmeraldas, mas na verdade eram turmalinas verdes. Fato é que ele abriu uma nova rota para o interior e por volta de 1700 alguns membros de sua antiga expedição encontraram uma estranha pedra preta nas proximidades de Vila Rica. Mandaram amostras a Portugal, de onde voltou a notícia tratar-se de ouro, escuro devido a grande concentração de minério de ferro no solo - Ouro Preto, o nome atual da antiga Vila Rica.
A descoberta deu início ao Ciclo do Ouro do Brasil. Mais e mais pessoas migraram do litoral para a região das minas e aventureiros europeus, principalmente portugueses, atravessaram o oceano atraídos pelo precioso metal. Como eram poucos os que trabalhavam com as próprias mãos nas minas, escravos foram trazidos de Angola e dos canaviais baianos.
Suas principais cidades são Belo Horizonte, São João Del Rey, Mariana, Congonhas do Campo, Diamantina, Ouro Preto, Sabará, e Tiradentes. Na primeira metade do século XVIII, Minas Gerais tornou-se o centro econômico da colônia, com rápido povoamento; sendo o ouro
que lá havia buscado por bandeirantes e pelos colonizadores portugueses. Mais da metade de seu território tem altitudes acima dos 600m, os climas predominantes em Minas são o Tropical e o Tropical de Altitude. As regiões mais altas e o sul do estado apresentam as temperaturas mais baixas, chegando a atingir marcações próximas de 0°C. Nas regiões sul, sudeste, leste e central do estado são registrados os maiores índices pluviométricos. Em outro extremo, nas porções norte e nordeste, as chuvas escassas e as altas temperaturas tornam essas regiões muito susceptíveis à seca.
O estado também é muito famoso pela sua culinária, simples e deliciosa.
O artesanato é muito valorizado na região, sendo que é possível encontrar peças feitas de cerâmica, madeira e pedra-sabão.O turismo também na região surpreende pela diversidade de opções que vão desde a roteiros eco-culturais até os roteiros turisticos históricos. Minas Gerais é repleta de locais apraziveis e de clima agradavel, onde é possível relaxar e esquecer do estresse; conjungando tudo isso a visita a lugares históricos que nos levam a uma viagem ao passado muito interessante. Minas destaca-se também nas obras de arte, é possível encontrar em Congonhas do Campo obras do famoso escultor brasileiro ‘Aleijadinho’,a predominancia do estilo barroco é maciça na arquitectura e nas obras de arte. Destacamos também a música barroca, tão comum no século XVII e XVII, tocada essencialmente por flauta e cravo.Minas encanta, vale a visita, serão imagens para nunca mais esquecer.
Principais cidades:
- BELO HORIZONTE
- Ouro Preto
- Diamantina
- Sabará
- São João Del Rey
- TIRADENTES
- CONGONHAS
- Mariana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário