sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Centros universitários SALESIANOS



Centros universitários
Presença no ensino superior

A primeira experiência universitária na inspetoria ocorreu em 1939. A faculdade que deu origem ao atual Centro Unisal nasceu em 1952

Os salesianos mantêm 30 centros de ensino superior em 18 países da América, Ásia e Europa. A oferta de estudo das instituições universitárias salesianas concentra-se especialmente nas áreas humanísticas das ciências da educação e da comunicação, no mundo da tecnologia, da informática e da telemática, bem como nas ciências empresariais.
Desde sua fundação, na metade do século 19, os salesianos dedicam grande parte de sua ação à educação e ao ensinamento em todos os níveis que precedem a universidade. Têm-se distinguido, em todas as partes, sobretudo pelos seus centros de formação profissional. A fidelidade à vocação de educadores entre as camadas populares, os levaram, em tempos recentes, a ingressar também no campo universitário, dada a transformação e às novas exigências dessas mesmas faixas sociais.
Em 1939 aconteceu a instalação dos primeiros cursos superiores; foi em São Paulo, no Liceu Coração de Jesus. Esses cursos foram posteriormente transferidos para PUC. Em 1952, foi fundada em Lorena a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras. Os primeiros cursos universitários na cidade de Americana foram criados em 1972. Na década de 80, foi a vez dos salesianos de Campinas ingressarem no ensino superior. No início da década de 90, essas faculdades se integraram e solicitaram ao MEC sua transformação em universidade. Em 1997 o processo foi concluído e nasceu oficialmente o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, com sede em Americana e unidades de ensino em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo.
Em 2004 surgiu uma nova presença universitária na cidade de Piracicaba.

Nenhum comentário: