UEDB de Joinville - SC em jun 2010
Em 15 de junho de 2010, às 19:30h, reuniram-se numa das sala da Casa Paroquial da Igreja Santo Antônio, membros da diretoria da UEDB de Joinville, sob a coordenação do Padre Décio Bona. Estavam presentes:
Brasilino Catarino (Presidente), Luiz Dalmonico, Lírio Dalmonico, José Dalmonico, Gervásio Sehnem, Padre André Tonon, Acídio Vegini, Carlos Roberto Xavier, Laércio Beckhauser, Jucélio Nabor Pereira e David T. B. Vegini.
A pauta estava assim constituída:
Prece
Realidade Inspetorial
Realidade UEDB
Palavra livre
Bênção final e foto
Luiz Dalmonico, Lírio Dalmonico, José Carlos Roberto Xavier, Jucélio Nabor Pereira e Pe. Décio Bona
1. Durante a prece, foi lido e comentado o evangelho da liturgia do dia.
2. Sobre a “Realidade Inspetorial”, Padre Décio falou a respeito do centenário da morte de Dom Rua, primeiro salesiano e primeiro sucessor de Dom Bosco. Está sendo valorizado, agora, a grande atuação desse homem de Deus, nascido em 09/06/1837, sacerdote em 1860 e que faleceu em 06/04/1910. Durante o seu reitorado, o número de salesianos que, por ocasião da morte de Dom Bosco, era de 773, passou a 4000 e as casas salesianas de 57 para 345.
Pe. Décio Bona, Jucélio Nabor Pereira e Gervásio Sehnen
3. No item “Realidade das UEBD” foi relatado que cinco uniões já estão constituídas: Ascurra, Jaraguá, Joinville, Blumenau e Porto Alegre Em andamento: Curitiba, Florianópolis, Itajaí, Bagé, Santa Rosa, Guarapuava, Ponta Grossa, Rio do Sul e Rio Grande. Com petição, Timbó e Massaranduba.
Brasilino Catarino (Presidente), Padre André Tonon, Acídio Vegini, Carlos Roberto Xavier, Pe. Décio Bona
4. Em “Palavra Livre”, Laércio Beckhauser chamou a atenção para a necessidade de se ampliar a visão de ex-aluno, não ficando restrita àqueles oriundos de Seminário, principalmente, de Ascurra. Não formar um grupo fechado, mas estender a oportunidade de filiação a ex-alunos de quaisquer instituições salesianas. “O bom cristão e honesto cidadão”, proposto por Dom Bosco, deve estar aberto a todos. Brasilino falou do grande número de ex-alunos e professores do Centro Juvenil Dom Bosco, que incentivados, poderia integrar nosso grupo. Jucélio Nabôr falou sobre a necessidade de um objetivo concreto para incentivar a participação, pois telefonemas, apesar do grande esforço, principalmente, do Acídio Vegini e do Brasilino, não surtem o efeito desejado. Diversas propostas surgiram, mas que exigiriam planejamento. Padre Décio anotou, então, no quadro os itens de um plano: Cultivo – formação continuada; Plano de ação – o quê? quem? como? quando?, indicando a priorização das festivas.
5. Antes da “Benção final e fotos”, Padre Décio falou sobre o Congresso 2011, solicitando um posicionamento, quanto a melhor localização para a efetivação do evento. A seguir, expressou o desejo de que para o encontro dos ex-alunos, em 19 de setembro, em Ascurra, se fizesse presente um grande número de ex-alunos de Joinville. Nesse dia, estará entre nós Vitali Natali (chileno), Conselheiro para o Cone-Sul. Com relação à Assembléia Mundial dos Ex-alunos em Roma, seguida de visita a Turim e adjacências entre os dias 29 de setembro e 04 de outubro, embora o prazo para inscrições já esteja vencido, prometeu providencias, uma vez que há interesse de participação por parte de algumas famílias de nossos ex-alunos. Com a oração do Pai Nosso e com a benção sacerdotal, a reunião foi encerrada da qual lavrei a presente ata.
Joinville, 15 de junho de 2010
David T.B. Vegini - Secretário
Nenhum comentário:
Postar um comentário