quarta-feira, 3 de março de 2010

AVENTURA - Adeus a Valdo, o viajante da paz. Ex-salesiano



Adeus a Valdo, o viajante da paz.


Missa homenageia ex-padre que fazia volta ao mundo de bike.

Familiares e amigos de Valdecir João Vieira, carinhosamente conhecido como Valdo, celebram hoje, às 19 horas, uma missa em memória dele na Paróquia Santo Antônio, na zona Norte de Joinville. Parentes receberam na segunda-feira a notícia de que o ex-padre de 65 anos havia morrido, na semana passada, enquanto seguia viagem no México.






Valdo queria dar a volta ao mundo de bicicleta numa jornada pela paz. Conforme amigos informaram à família, ele foi encontrado morto em 24 de fevereiro, deitado na tenda que usava para se abrigar no Norte do México. Estava ao lado de seus pertences e não tinha sinais de agressão. A suspeita é de que Valdo tenha falecido durante o sono. Antes de se recolher, havia pedalado 65 quilômetros.






O viajante havia saído de Joinville para ver o mundo sobre duas rodas em março do ano passado. Ao deixar o Brasil, passou por 14 países antes de chegar ao México. A única companhia era Tanajura, uma bicicleta com formato que lembrava uma formiga, projetada para longas pedaladas. O plano era percorrer os cinco continentes e voltar a Joinville em julho de 2013. “Faz anos que sonho com essa viagem. Minha intenção é dialogar com as pessoas, ouvir, dar conselhos, aprender e ensinar”, disse o aposentado, quando se preparava para a Pedalada Pela Paz.






Antes de decidir girar pelo mundo, ele já havia cruzado o Brasil do Oiapoque ao Chuí. Também percorreu 800 quilômetros pela Carretera Austral, no Sul do Chile, e pedalou a 5 mil metros de altitude no deserto de Siloli, na Bolívia. As aventuras de bike começaram quando ele largou a batina, há oito anos. Valdo será velado na mesma paróquia em que se ordenou padre. O traslado do corpo para o Brasil está sendo providenciado por amigos.






As experiências das viagens eram compartilhadas no diário no site www.valdonabike.com. Lá estão as provas da satisfação de Valdo em conhecer o mundo. “Tive a felicidade de chegar pedalando até a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México. Mais um sonho realizado”, escreveu, em uma das últimas mensagens. Ele planejava construir uma casa para abrigar ciclistas em viagem por Barra Velha. Também sonhava em partir para uma caminhada de um ano sem roteiro definido.






roelton.maciel@an.com.br



Nenhum comentário: